Reinventando a ecopedagogia

Patriarcado, modernidade e capitalismo

Authors

  • Ivo Dickmann Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18105

Keywords:

Educação Ambiental, Ecopedagogy, Critical Education

Abstract

Esta pesquisa trata da relação entre Educação Ambiental (EA) e Ecopedagogia, suas origens e trajetórias, como se articulam pedagógica e politicamente em seus contextos para estabelecer suas aproximações e distanciamentos em relação com a perspectiva crítica da Educação. A questão que move essa reflexão é: quais são as aproximações e distanciamentos entre a EA e a Ecopedagogia e como elas se constituem como campos distintos de conhecimentos e práticas educativas? O objetivo é estabelecer as fronteiras de ambas e suas intersecções de modo a distingui-las, estabelecendo novos horizontes para a Ecopedagogia. Primeiramente se estabeleceram os referenciais teórico-práticos de cada uma individualmente; posteriormente construiu-se um quadro sinótico com as respectivas características e, por fim, delimitaram-se as fronteiras, intersecções e distanciamentos, construindo um conjunto de indicações propositivas para a reinvenção da Ecopedagogia e as grandes questões na atualidade: superação patriarcado, do pensamento moderno e do capitalismo.

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Author Biography

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia (IFIBE). 

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Published

2022-09-07

How to Cite

Ivo Dickmann. (2022). Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18105

Issue

Section

Paulo Freire e Educação Ambiental