A música geradora na formação docente em Educação Ambiental Dialógica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18106

Keywords:

Opressor-oprimido, música geradora, pesquisa dialógica, diálogo, práxis educativa e social

Abstract

Neste ensaio dialógico, realizamos uma pesquisa dialógica, com vistas a catalogar temas de interesse à gruposem formação docente, através de Músicas Geradoras. Apresenta um relato da utilização e potência da música, enquanto linguagem capaz de impulsionar reflexões, mapear saberes de experiência feito, com intencionalidade educativa, proporcionar tomada de consciência e conscientização.Constatamos que a música favorece a escuta amorosa, o surgimento de metáforas geradoras de práxis. Nesse exemplo, entrelaçamos a música Paciência, de Leninecom o capítulo primeiro do Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Dasvárias narrativas, emergiram falas sobre: entremear calma/serenidade diante do cotidiano opressor; que podemos nos opor a lógica do mercado. Alertaram sobre o amor-próprio, autocuidado, a pressa da modernidade, que outras lógicas são possíveis em sala de aula e no mundo,dereconhecermos que somos corpo-alma. A música pode se tornar práxis pedagógica que potencializa práxis social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Professor titular, com doutorado em ciências e pós doutorado em educação intercultural e decolonial e pós-doutorado sênior em Educação Dialógica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana – GEAD.

References

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação. Piracicaba, SP.: ed. UNIMEP, 1996.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. [The location of culture]. Trad. bras. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de L. Reis, Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 1998.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo, SP: Cortez e Moraes, 1977.

CHAUI, Marilena.Iniciação à filosofia: volume único, ensino
médio / 3. ed. -- São Paulo, SP.:Ática, 2016.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1988

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação Ambiental Dialógica e Representações Sociais da Água em Cultura Sertaneja Nordestina: uma contribuição à consciência ambiental em Irauçuba-CE (Brasil). 2003. Tese (Doutorado em Ciências – Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, 2003.

FIGUEIREDO, J. B. A. Pesquisa engajada e intervenção em educação ambiental dialógica. Anais da 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Educação – ANPED. Caxambu, MG, 2004 (Cd Room / homepage).

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação Ambiental Dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a Cultura Sertaneja Nordestina. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2007.

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação Ambiental Dialógica e Colonialidade da Natureza Ambiental. In: Adelaide Alves dias; Charliton José dos Santos Machado; Maria Lúcia da Silva Nunes. Educação, direitos humanos e inclusão social: currículo, formação docente e diversidade sociocultural. João Pessoa – Pb: Editora Universitária da UFPB, 2009.

FIGUEIREDO, J. B. A. Colonialidade e descolonialidade: uma perspectiva eco-relacional. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins. , v.2, p.1 - 25, 2010.

FIGUEIREDO, J. B. A. Paulo Freire e a descolonialidade do Saber e do Ser In: Formação Humana e Dialogicidade III: Encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire.1 ed. Fortaleza-CE: Edições UFC, 2012, v.1, p.

FIGUEIREDO, J. B. A. Pedagogia Dialógica Eco-Relacional e Matrística numa Dialogação com a Descolonialidade e a Interculturalidade Crítica In: Cenas e Cenários Interculturais – pensando epistemologias a partir do Sul.1 ed. Santa Maria - RS: Caxias, 2016, v.1, p. 79-104.

FIGUEIREDO, J. B. A. Formação d@ educador(a) dialógic@ numa perspectiva descolonializante. Tese de Professor Titular (Faculdade de educação. Departamento de Teoria e Prática de Ensino)– Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54 ed.Rev. e Atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1967/ 24 ed. 2000.

LANE, Silvia T. M. & CODO, Wanderley (orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo, SP: Brasiliense, 1989.

LANE, Silvia T. M. e SAWAIA, Bader Burihan (orgs.). Novas veredas da psicologia social. São Paulo, SP: Brasiliense: EDUC, 1995.

LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: ConsejoLatinoamericano de CienciasSociales – CLACSO, 2005a.

MATTEI, Jean-François. Pitágoras e os pitagóricos. Tradução por Constança Marcondes César. São Paulo, SP: Paulus, 2000.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Trad. José Fernandes C. Forte. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar edit., 1978.

PLATÃO. 2000. A República. Coleção Os Pensadores. Tradução por Enrico Corviseri, São Paulo, SP: Nova Cultural, 1997.

PLATÃO, A República, Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: EditoraFundação Calouste Gulbenkian, 1949.

PORTNOY, Julius. The Philosopher and Music: a historical outline. New York: Da Capo Press, 1980.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder. Revista ‘Perú Indígena’. vol. 13, No. 29, 1991, pp.11-20, Lima, Peru. 1991.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. 1ª. ed. Buenos Aires,: ConsejoLatinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

STRECK, Danilo. Pedagogia no encontro do tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

TUAN, Y Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. TrAD. Lívia de Oliveira. São Paulo, SP: Difel, 1983.

VALLA, Victor Vincent. Procurando compreender a fala das classes populares. In: VALLA, V. V. (org.) Saúde e educação. Rio de Janeiro (RJ): DP&A; 2000. p. 11-32.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1990.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: lasinsurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Revista Tabula Rasa. vol. 9: 131-152, julio-diciembre, 2008. Bogotá - Colômbia, 2008.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedade: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito-Equador: Universidade Andina Simón Bolívar/EdicionesAbya-Yala, 2009.

Published

2022-09-07

How to Cite

João Batista de Albuquerque Figueiredo. (2022). A música geradora na formação docente em Educação Ambiental Dialógica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18106

Issue

Section

Paulo Freire e Educação Ambiental