Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental

Autores

  • Viviane Amélia Ribeiro Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angélica Cosenza Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19676

Palavras-chave:

Mineração, Ecologia Política, Educação Ambiental, Análise Crítica do Discurso

Resumo

O presente trabalho de pesquisa, de natureza teórica, tem por objetivo compreender os discursos das empresas de mineração e seus efeitos no campo da educação ambiental. A partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso, apresentamos os discursos empresariais da mineração, impregnados pelos conceitos de hegemonia e ideologia. Procuramos discutir, em seguida, o campo da educação ambiental diante das significações discursivas da mineração. Discursos propagados por empresas de mineração refletem forças ideológicas e hegemônicas que perpassam o campo da educação ambiental, em sentidos que versam sobre a educação para o desenvolvimento sustentável, apartando seus impactos e conflitos. Sinalizamos, com o campo da educação ambiental em sua compreensão crítica, possibilidades outras para pensarmos a teoria e a prática em educação ambiental, ao buscar desvelar a internalização dominante da mineração e tendo em vista alternativas de emancipação socioambiental.

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Biografia do Autor

Viviane Amélia Ribeiro Cardoso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJF). Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFJF). Gestora Ambiental (UFRRJ/ITR). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (GEA/UFJF). Bolsista CAPES. E-mail: vivianearcardoso@gmail.com

Angélica Cosenza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/PPGE/UFJF). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (GEA/UFJF).

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Publicado

27.10.2012

Como Citar

Ribeiro Cardoso, V. A., & Cosenza, A. (2012). Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19676

Edição

Seção

Fluxo contínuo