Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19676Palavras-chave:
Mineração, Ecologia Política, Educação Ambiental, Análise Crítica do DiscursoResumo
O presente trabalho de pesquisa, de natureza teórica, tem por objetivo compreender os discursos das empresas de mineração e seus efeitos no campo da educação ambiental. A partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso, apresentamos os discursos empresariais da mineração, impregnados pelos conceitos de hegemonia e ideologia. Procuramos discutir, em seguida, o campo da educação ambiental diante das significações discursivas da mineração. Discursos propagados por empresas de mineração refletem forças ideológicas e hegemônicas que perpassam o campo da educação ambiental, em sentidos que versam sobre a educação para o desenvolvimento sustentável, apartando seus impactos e conflitos. Sinalizamos, com o campo da educação ambiental em sua compreensão crítica, possibilidades outras para pensarmos a teoria e a prática em educação ambiental, ao buscar desvelar a internalização dominante da mineração e tendo em vista alternativas de emancipação socioambiental.
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