Análise dos conteúdos e saberes presentes no componente curricular Educação Física no referencial curricular lições do Rio Grande
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14212Palavras-chave:
currículo, educação física, escolaResumo
O objetivo do presente artigo é analisar os modos pelos quais os conteúdos do componente curricular Educação Física encontram-se dispostos e organizados no Referencial Curricular Lições do Rio Grande (LRG). Os materiais empíricos foram os documentos do LRG e entrevistas semiestruturadas com os organizadores do fascículo da Educação Física. Os dados foram analisados sob a perspectiva dos estudos pós-estruturalistas. No primeiro eixo de discussão são abordadas questões referentes à organização do referencial curricular enquanto no segundo são discutidos os conteúdos e saberes sobre Educação Física. Nas LRG o currículo por competências encontra-se articulado à permanência do currículo disciplinar. O LRG utiliza-se de uma discursividade acerca do saber da cultura corporal de movimento para justificar o privilégio do esporte enquanto conteúdo em detrimento dos demais. A forma proposta de sequência e divisão dos saberes da Educação Física acaba por deixar pouco espaço para momentos de criação de professores e alunos.
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