À propos du portail

La politique éditoriale du Portal de Periódicos Científicos (Portail des revues scientifiques) est de servir de préférence les publications des revues scientifiques de l'Université fédérale de Sergipe (UFS), en format électronique, avec une équipe éditoriale qualifiée. Le portail des revues de l'UFS adopte une politique d'accès ouvert à son contenu, conformément au mouvement des données ouvertes dans le domaine scientifique et à la démocratisation de l'information. Les critères d'accès et de confidentialité des données des revues du portail de l'UFS, auxquels sont soumis les éditeurs, les auteurs et les évaluateurs, parmi d'autres personnes impliquées dans le processus éditorial, sont destinés à l'usage restreint du portail et des équipes éditoriales des revues, et aucune commercialisation ou diffusion des contenus des revues du portail n'est permise sans l'autorisation de l'administrateur et des auteurs respectifs. Toutes les publications des revues liées au portail de l'UFS adoptent le critère de l'évaluation aveugle par les pairs et sont donc soumises à toutes les étapes du processus éditorial de l'OJS. Les éditeurs intéressés par l'introduction de nouveaux titres de revues scientifiques, ainsi que les éditeurs de revues existantes qui font partie du portail, doivent se conformer aux règles d'adhésion et de maintien définies par la Commission SEER-OJS/UFS.

Objectifs du portail

- Fournir un environnement pour la création, la publication et la diffusion de revues scientifiques à l'Université fédérale de Sergipe-UFS ;
- Fournir un accès à la connaissance dans un portail à large diffusion et une interface conviviale ;
- Être un espace pour articuler des actions sur l'édition scientifique à l'Université fédérale de Sergipe-UFS.

Revues

  • A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura

    Escopo: A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura é um periódico semestral, com avaliação de pares às cegas e arbitragem, mantido pelo Grupo de Pesquisa: GeFeLit/CNPQ/UFS – Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura, sediado na Universidade Federal de Sergipe, desde o ano de 2008. O grupo se mobiliza em caráter interdisciplinar e interinstitucional e tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre as interlocuções entre a literatura e filosofia, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate nessa interface.
    E-ISSN: 2176-3356

     

  • Acta of Fisheries and Aquatic Resources

    Escopo: A ActaFish tem por objetivo publicar trabalhos relacionados com a área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase para: Tecnologia de Pesca; Aquicultura; Tecnologia do Pescado e Ecossitemas Aquáticos (Marinhos, Dulciaquícolas e Estarinos). 
    E-ISSN: 2357-8068

  • Agroforestalis News

    Escopo: A revista on-line Agroforestalis News,  é editada na Universidade Federal de Sergipe, Campus "Prof. "Aloisio de Campos" e administrado pelo Grupo Agroflorestal (GRAF), e tem como principal premissa a de publicar artigos originais e internacionais, resumos técnico-científicos e artigos de revisão (quando convidados pelo Conselho Editorial), que apresentam uma importância significativa para as ciências agrárias e ambientais, em Português, espanhol  e inglês. Seguindo a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas, a Agroforestalis News disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores, sendo, portanto, de livre acesso.
    E-ISSN: 2525-6920

  • Ambivalências

    Ambivalências é uma uma revista científica de circulação semestral, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGA-UFS). A revista aceita, para publicação, a submissão de artigos científicos, comunicações de pesquisa, ensaios, traduções, resenhas e entrevistas inéditos, no campo da antropologia ou em suas interfaces com outras ciências e áreas do conhecimento, nas línguas portuguesa, espanhola, ou inglesa. As traduções (sempre para o português) devem ser autorizadas pelo autor e/ou editor originais. A revista publica ainda dossiês, que devem ser propostos com antecedência mínima de seis meses. O envio dos artigos pode ser feito em fluxo contínuo, ou a partir de chamadas para publicação, e os trabalhos serão eventualmente publicados na edição seguinte à finalização dos trâmites de avaliação, revisão e aceite.

    ISSN: 2318-3888

    QUALIS: B3

  • Boletim do Tempo Presente

    Escopo: A Rede Tempo Brasil, responsável pela revista eletrônica mensal Boletim do Tempo Presente (ISSN 1981-3384), periódico com avaliação Qualis B1, informa a todos os interessados em apresentar artigos, notas de pesquisa e resenhas para publicação que continua recebendo artigos e resenhas em fluxo contínuo. Serão bem-vindas produções de historiadores, geógrafos, cientistas sociais, filósofos, jornalistas, economistas, psicólogos, estudiosos das relações internacionais, dos meios de comunicação e demais áreas das ciências humanas. O objetivo deste sítio eletrônico é a divulgação do trabalho científico desenvolvido pelos professores, alunos e pesquisadores associados ao TEMPO, de forma a estreitar também os laços entre a comunidade e a Academia. Prezamos, também, de temas variados dentro dos diversos escopos aqui trabalhados: a questão da Integração sul-americana, política, cultural e energética; Os Fluxos Internacionais, migratórios e currenciais; o terrorismo internacional; as questões africanas; as relações internacionais e a filosofia política; entre outros temas de igual relevância. Convidamos todos os visitantes a conhecer o nosso trabalho, fruto do empenho diário no sentido de democratizar o conhecimento e expandir as fronteiras do diálogo entre as visões possíveis e alternativas da realidade onde nos encontramos e conhecemos.

    A partir de 2024 as edições passaram para trimestrais.


    E-ISSN: 1981-3384

  • Boletim Historiar

    Foco e Escopo

    A revista eletrônica Boletim Historiar (Qualis B1) é um periódico científico de acesso aberto, editado pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), radicado no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A revista aceita trabalhos de graduados, pós-graduandos, professores e pesquisadores da área de História. Informamos a todos os interessados em apresentar artigos e resenhas para publicação que os mesmos são recebidos em fluxo contínuo. Não cobramos nenhuma taxa de processamento de artigos.

    E-ISSN: 2357-9145

  • Cadernos do Tempo Presente

    Escopo: O Grupo de Estudos do Tempo Presente – GET, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, responsável pela revista eletrônica semestral dos Cadernos do Tempo Presente, informa a todos os interessados em apresentar artigos e resenhas para publicação que continua recebendo artigos e resenhas em fluxo contínuo e de acesso aberto. Seguindo a própria composição do GET, serão bem-vindas produções de historiadores, geógrafos, cientistas sociais, filósofos, jornalistas, economistas, psicólogos, estudiosos das relações internacionais, dos meios de comunicação e demais áreas das ciências humanas, sejam mestres, doutorandos ou doutores. Não cobra nenhuma taxa de processamento dos artigos.
    E-ISSN: 2179-2143

  • Clínica & Cultura

    Escopo: Clínica & Cultura é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. A revista tem por finalidade promover a investigação, o debate e a divulgação científica em torno das relações entre indivíduo e sociedade com base em uma abordagem clínica que, recorrendo a diferentes perspectivas teóricas, enfoque aspectos singulares do impacto sobre os sujeitos da sua inserção em determinado contexto sócio-histórico-cultural. Neste sentido, incentiva a submissão de artigos que tratem de temas atuais – tais como sexualidade, violência, consumo, relações de parentesco e identidade – com foco em suas dimensões psicopatológica, cognitiva, comportamental ou subjetiva, considerando tanto experiências individuais quanto processos grupais, bem como a discussão ética, teórica ou metodológica em torno das diferentes formas de psicoterapia com vistas à exploração de suas possibilidades no enfrentamento dos desafios da atualidade. Clínica & Cultura aceita preferencialmente estudos teóricos, ensaios, relatos de pesquisas empíricas e traduções que se apoiem no conhecimento da psicologia e da psicanálise, bem como trabalhos que, a partir de um desses campos busquem articulações com o pensamento filosófico e com outras disciplinas científicas, especialmente as ciências humanas e sociais.
    E-ISSN: 2317-2509

  • ConCI: Convergências em Ciência da Informação

    Objectif et portée :

    La revue ConCI : Convergences in Information Science est une revue à publication continue (rolling pass), liée au programme de troisième cycle (PPGCI) de l'Université fédérale de Sergipe (UFS), São Cristovão, SE, Brésil. Il est publié par le biais du portail des périodiques de l'Université fédérale de Sergipe (UFS) dans OJS3 en accès libre. Elle se concentre sur la diffusion scientifique d'études et de réflexions qui contribuent à la promotion des sciences de l'information et des domaines connexes, tels que l'archivage, la bibliothéconomie, la muséologie, les sciences de l'information et la gestion de l'information.

    ConCI privilégie la production de chercheurs, professeurs, étudiants et professionnels des domaines susmentionnés sous la forme d'articles originaux, d'articles de synthèse, d'essais, de rapports d'expérience, de traductions, de comptes rendus et d'interviews en portugais, anglais, espagnol et français.

    La soumission d'articles de nature purement descriptive n'est pas attendue, tels que des études d'enquête bibliographique dans des bases de données sur des thèmes, des auteurs, des institutions, des méthodologies, entre autres, sans envisager une analyse approfondie du thème de recherche, ainsi que l'explication de la véritable contribution au domaine de la connaissance.

    e-ISSN: 2595-4768
    QUALIS: B3

  • DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS

    A Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe resgatou a simbologia da deusa da justiça na escolha do seu nome: diké. No âmbito da área de concentração do Programa — Constitucionalização do Direito — publica trabalhos acadêmicos que discutam questões relevantes acerca da efetividade dos direitos humanos e fundamentais, dos aspectos teóricos e metodológicos do processo de constitucionalização dos direitos e dos seus reflexos nas relações sociais e privadas, a partir dos mais diversos ramos do conhecimento jurídico e de sua relação interdisciplinar com outras áreas do saber. 

    A revista aceita artigos, resenhas e traduções e entrevistas em inglês, português, espanhol e francês. Além disso, a revista conta com parcerias nacionais e internacionais no processo de avaliação dos textos.

  • Horizontes Históricos

    A Horizontes Históricos é uma revista eletrônica ligada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo da revista é contribuir e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins realizadas por historiadores, pesquisadores, professores, especialistas, mestres, doutores, pós-graduandos e graduandos – acerca de temas que versem sobre Relações Sociais e de Poder, Cultura, Identidades, bem como os entrelaces entre esses campos. São aceitos trabalhos de História e áreas afins, explicitadas na área dedicada às submissões dos mesmos. A revista abre uma chamada livre por semestre e um dossiê temático anual, para os quais são recebidos artigos, resenhas críticas e entrevistas. A Revista busca atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica e, em extensão, da pesquisa científica na área das Ciências Humanas e Sociais em geral.
    E-ISSN: 2596-0377

  • Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura

    Escopo: A Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura - ISSN 1980-8879 -  foi fundada em 2006,  com a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu)  do Campus de Itabaiana da UFS, com o objetivo de divulgar pesquisas interdisciplinares.  Com o tempo, a revista se expandiu e passou a divulgar trabalhos de diversos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu. O Conselho Editorial é composto por pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e França. Os volumes são organizados em parcerias e colaborações nacionais e internacionais com dossiê e seção livre, que podem ser divididos em Estudos Literários, Estudos Linguísticos e Interdisciplinares, de acordo com a temática proposta. Tanto o Dossiê, quanto a Seção Livre recebem artigos inéditos com ênfase em estudos interdisciplinares da área dos Estudos Literários e Linguísticos. 
    DOI: 10.47250/intrell
    E-ISSN: 1980-8879 
    Qualis: A3 - Letras e Interdisciplinar (Quadriênio 2017-2020)

  • O Manguezal — Revista de Filosofia

    Escopo: O Manguezal é uma revista criada pelos estudantes de filosofia da UFS e tem como objetivo a publicação dos trabalhos dos nossos graduandos. Nosso espaço pretende incentivar a produção acadêmica desde a graduação. Serão publicados os trabalhos na área de filosofia, em língua portuguesa e aceitaremos traduções de artigos, mas apenas aquelas que foram concedidos por seus autores à tradução. Nosso público alvo é, principalmente, o graduando em filosofia. O manguezal se compromete com uma publicação por semestre e somente virtual. Nossas publicações serão hospedadas na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS. Não será cobrada taxa alguma do autor, nem para a submissão e nem para a publicação. Plágios serão descartados. Os autores deterão o copyright dos seus trabalhos sem restrição alguma.
    ISSN: 2674-7278

  • Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura

    Escopo: Ponta de Lança é uma publicação do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe. Sua proposta é constituir-se em veículo interdisciplinar voltado para o debate sobre História, Memória e Cultura, com ênfase na História do nordeste, compreendida tanto no seu aspecto diacrônico (esfera da história tradicional) quanto no seu aspecto sincrônico (onde a história é uma história do tempo presente).
    E-ISSN: 1982-193X

  • Pórtico de Epicteto

    Escopo: O periódico PÓRTICO DE EPICTETO, vinculado ao Grupo de Pesquisa VIVA VOX, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica pequenos artigos, notas de pesquisa, resenhas e relatos de experiência inéditos na área de filosofia estoica e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. O público-alvo é, fundamentalmente,  docentes, discentes e o grande público. O símbolo do Pórtico é o Ipê Amarelo, que floresce na seca, quando todas as demais árvores fenecem. O Pórtico de Epicteto é um grupo de pesquisadores e admiradores do pensamento do filósofo estoico Epicteto de Hierápolis, que viveu entre 55 e 135 sob o Império Romano.O grupo formou-se espontaneamente a partir de fevereiro de 2016, quando se realizou, em Aracaju, o primeiro colóquio brasileiro sobre Epicteto, sob a coordenação de Aldo Dinucci. 
    E-ISSN: 2595-3591

  • Prometheus - Journal of Philosophy.

    Escopo: A revista PROMETEUS, Vinculada ao grupo de pesquisa VIVA VOX e editada em colaboração com a CÁTEDRA UNESCO/ ARCHAI, está hospedada na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS e publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia. A revista funciona desde 2008, com periodicidade trimestral.
    E-ISSN: 2176-5960

  • Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura

    Escopo: A Revista Cajueiro é editada pelo GRUPO PLENA: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações. É publicada, em formato digital, pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da Universidade Federal de Sergipe. Se trata de um periódico científico semestral bilíngue, que tem como objetivo principal promover a difusão, democratização e fortalecimento das pesquisas em Ciência da Informação, com ênfase na contemplação dos objetos e objetivos referentes à formação de leitores e da cultura da leitura, em todos os seus aspectos e ambientes sociais, assim como observar as repercussões positivas dos hábitos e gostos leitores na sociedade. Visa também ampliar o diálogo com a comunidade científica internacional e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, nos caminhos da leitura. 

    E - ISSN: 2595-9379

    QUALIS - B3

  • Revista Controladoria e Gestão

    Escopo: A Revista Controladoria e Gestão - RCG, ISSN:  2675-2085 é mantida pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, é destinada à publicação de trabalhos inéditos de pesquisa na área de Ciências Contábeis, realizados por discentes e docentes da UFS e de outras faculdades e universidades de todo o Brasil. Tem como Missão veicular de maneira ampla e gratuita artigos científicos que contribuam para a expansão do conhecimento através de temáticas inseridas no contexto contábil por diversas perspectivas da pesquisa. Seu público-alvo é formado por professores, pesquisadores e estudantes de graduação, pós-graduação, bem como por profissionais das diversas áreas de conhecimento que atuam academicamente ou que tenham interesse sobre a interface na área de Contabilidade.

    ISSN: 2675-2085

  • Revista Curiá: Múltiplos Saberes

    Escopo: Curiá é uma expressão popular, sobretudo no Nordeste, oriunda do verbo curiar, que significa observar, espionar, brechar, olhar, procurar, etc. Ainda como palavras relacionadas podemos citar: curioso, fofoqueiro, curiando, abelhudo, intrometido, enxerido, bisbilhoteiro e xereta. É nos apoderando de todos esses sentidos que propomos a Revista Curiá: múltiplos saberes, como uma forma de curiá as diversas dimensões da cultura. É uma revista de popularização da Ciência e tem como objetivo geral promover a divulgação, disseminação e democratização dos saberes no campo das diversas dimensões da cultura, tais como: Ciências, Tecnologias, Artes, Saberes Populares e Saberes Tradicionais. A Revista Curiá tem publicação semestral na versão online e anual na impressa. A revista está dividida em duas seções: Seção I - Curiando pelos múltiplos saberes e Seção II – Bate-papo (im)pertinente.
    E-ISSN: 2446-693X / ISSN: 2446-6565

  • Revista de Estudos de Cultura

    A Revista de Estudos de Cultura ( ISSN 2446-7189) da UFS é um periódico do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS que foi criado com o intuito de congregar pesquisadores das grandes áreas de Ciências Humanas, de Ciências Sociais e Aplicadas e de Letras, Linguística e Artes, para que, numa relação recíproca e não hierárquica de trocas e empréstimos, possam romper-se as limitações disciplinares que dificultam perspectivas renovadoras de reflexão sobre a cultura moderna e contemporânea, com ênfase no estudo de seus aspectos organizacionais e representacionais. Atualmente, está classificado como Qualis A-4.
    ISSN: 2446-7189

  • Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe

    Escopo: A Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (ISSN. 1981-7347) é o periódico científico mais antigo em circulação no Estado, tendo publicado seu primeiro número em 1913. Com periodicidade anual, a Revista do IHGSE consiste no principal veículo da produção do conhecimento histórico em/sobre Sergipe. Recebe textos, sob a forma de artigos, resenhas, edições de fontes, conferências e comunicações que tenham caráter inédito e que versem, a partir de diferentes perspectivas – histórica, geográfica, antropológica, sociológica –, sobre temáticas relativas a Sergipe.
    E-ISSN: 2446-4856

  • Revista EDaPECI

    Escopo: A Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) é um periódico quadrimestral, apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL). A EDaPECI tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas apresentadas em seu título. Neste espaço, a educação é o eixo transversal para discutir, divulgar, apontar soluções ou, até mesmo, questionar assuntos relativos às modalidades de educação presencial e a distância, educação e comunicação, formação de professores, informática na educação, inclusão e interculturalismo.

    ISSN: 2176-171X
    QUALIS 2017-2020: A4

     

  • Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura

    A Revista Eptic, classificada como QUALIS B1, é produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) e vinculada aos programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e em Economia (PROPEC), da Universidade Federal de Sergipe. Criada em 1999, a partir de um projeto de organização de uma rede de pesquisadores a partir dos grupos de trabalho de Economia Política da Comunicação da ALAIC (Asociación Latino-americana de Investigadores de la Comunicación) e da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Este periódico eletrônico quadrimestral, é a única publicação do país a tratar especificamente da Economia Política da Comunicação e da Cultura, tendo forte impacto na sua área específica de atuação tanto em nível nacional quanto internacional. O grupo de pesquisadores da Rede Eptic foca seus estudos em Economia Política da Comunicação e da Cultura, em tópicos como o processo de oligopolização da mídia, as políticas de comunicação, as inovações na área informacional, a funcionalidade da cultura no capitalismo, a economia da internet e das redes digitais, sendo protagonista na organização dos estudos críticos em Economia Política da Comunicação no Brasil e na América Latina.


    E-ISSN: 1518-2487
    Qualis: B1

  • Revista Fórum Identidades

    Escopo: A Revista Fórum Identidades (ISSN 1982-3916) foi criada em 2007, no Campus de Itabaiana, da UFS, é coordenada por pesquisadores vinculados ao GEPIADDE/UFS/CNPq e tem como meta publicar trabalhos acadêmicos inéditos de relevância para as áreas de Educação, Letras e Ciências Sociais, que abordem, prioritariamente, questões acerca da diversidade cultural e suas identidades, perpassando debates interseccionais pelas questões de gênero, de classe, étnico-raciais, sexuais, entre outras. Este periódico é composto de duas partes: I - Dossiê temático - dedicado ao estudo das identidades em seus espaços deslocamentos sociais e suas lutas contra os processos de opressão/colonização/globalização; e I I - Seção Livre - artigos com diferentes enfoques sobre as representações identitárias, diferenças e alteridades.

    A Revista Fórum Identidades publica pesquisas com dados humanos de acordo com as normas do Conselho de Ética. É necessário informar o prazo da pesquisa, o periódo de coleta de dados e arquivar os termos de aceite e consentimento dos participantes. Destacar a agência financiadora, entre outros dados relevantes.

    Um autor só pode publicar a cada três anos um novo trabalho. Sugerimos três coautores como número máximo. Todos esses casos serão analisados pelo Conselho Editorial.

    DOI: 10.47250/forident
    E-ISSN: 1982-3916
    Qualis: A4 - Letras, Educação e Ensino (Quadriênio 2017-2020)

  • Revista GeoNordeste

    Escopo: A Revista GeoNordeste é uma publicação semestral do PPGEO (Programa de Pós-Graduação em Geografia) da UFS (Universidade Federal de Sergipe), Brasil, destinada a divulgar a produção científica nos mais diversos âmbitos do conhecimento geográfico, sobretudo àqueles vinculados à Produção do Espaço Agrário, Dinâmica Ambiental e Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento, Linhas de Pesquisa do Programa. Desde 1984, a GeoNordeste é um periódico dedicado a publicar e divulgar conhecimentos Geográficos, e está voltada preferencialmente aos profissionais e pós-graduandos em Geografia e áreas correlatas. O acesso à GeoNordeste é aberto, com publicação somente na versão on line. Nenhuma taxa é cobrada nas diversas fases da revisão ou publicação da Revista.
    E-ISSN: 2318-2695

  • Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação

    Escopo:

    A Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal Sergipe tem coordenação compartilhada entre a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Sergipe e Programas de Pós-graduação das Áreas da Saúde.  É um periódico quadrimestral. Seu objetivo é publicar trabalhos originais relacionadas diversas áreas de conhecimento com foco em aspectos relacionados a pesquisa em saúde e de inovação tecnológica e gestão. Os trabalhos submetidos devem se enquadrar nas seguintes categorias: relato de pesquisa, estudo teórico, relato de caso, revisões sistemáticas, comunicação breve, carta ao editor, nota técnica e resenha.

    E-ISSN: 2447-2948

  • Revista Sergipana de Educação Ambiental

    Escopo: A Revista Sergipana de Educação Ambiental (ReviSea) é uma publicação eletrônica em fluxo contínuo (rolling pass) vinculada exclusivamente  ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE/UFS  e ao Projeto Sala Verde na Universidade Federal de Sergipe/UFS, São Cristovão, SE, Brasil. Fundada em 2014, com o objetivo de disseminar a produção, resultados e reflexões advindos de investigações científicas e metodológicas, bem como contribuir para consolidar abordagens formais e não formais e formar professores em Educação Ambiental (EA) no país. 

    É veiculado pelo Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em OJS3 na modalidade acesso aberto. Tem como foco a divulgação científica de estudos e reflexões que contribuam para a promoção da Ciência da Educação Ambiental e áreas vinculadas, tais como: Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

    A REVISEA privilegia a produção de pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas acima mencionadas em forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios, relatos de experiências, traduções, resenhas e entrevistas nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

    Não se aceita a submissão de trabalhos de natureza meramente descritiva, tais como estudos de levantamento bibliográfico em bases de dados a respeito de temas, autores, instituições, metodologias, dentre outros, sem contemplar uma análise aprofundada sobre o tema da pesquisa, assim como explicitar a verdadeira contribuição para o campo do conhecimento.


    E-ISSN: 2359-4993

  • Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática

    Escopo: A Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática (ReviSeM) publica artigos das diversas áreas da Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática. O público alvo deste periódico é amplo e diversificado, especialmente composto por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Matemática e Educação Matemática. Os autores devem submeter resultados de pesquisa dentro do escopo da sua seção de interesse, escritos com linguagem clara e precisa em português, espanhol ou inglês. Encorajamos alunos e orientadores de iniciação científica, mestrado e doutorado a submeterem seus trabalhos de pesquisa.
    E-ISSN: 2525-5444

  • Revista Tempos e Espaços em Educação

    A Revista Tempos e Espaços em Educação é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisa científica e revisão da literatura. A Revista Tempos e Espaços em Educação é um periódico de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, cuja a missão é contribuir para a disseminação do conhecimento da área de Educação, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.

     

  • RevistaRevista TOMO TOMO

    Chamadas Abertas Dossiês:

    Prazo: Encerrado - Tecnologias digitais e bem-estar: o olhar da Sociologia dos Mercados

    Prazo: 20.11.2024 - Coastal Squeeze: Praias sob Pressão Socioeconômica e Ecológica 

     

    A Revista TOMO é uma publicação em fluxo contínuo (rolling pass) e de acesso aberto (open access) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O primeiro número foi publicado em 1998 e, desde então, as sucessivas gestões editoriais têm se esforçado para disponibilizar contribuições cientificamente relevantes advindas de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O principal objetivo da revista TOMO é ser um canal relevante de divulgação do conhecimento científico produzido no campo da Sociologia e suas áreas afins: Antropologia, Ciência Política e Relações Internacionais.

    E-ISSN: 2318-9010 / ISSN: 1517-4549

    Qualis CAPES (2017-2020): B1

  • Trapiche - Educação, Cultura & Artes

    Escopo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Culturas Populares - PPGCult (UFS/CNPq) é voltada para a difusão, reflexão e discussão de trabalhos nas áreas de Artes (práticas de criação contemporânea) e Arte-Educação (dimensões do ensino e aprendizagem na área de Artes).
    E-ISSN: 2358-4807

  • Travessias Interativas

    Escopo: Travessias Interativas é uma revista de letras da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas. Seu objetivo é contribuir com a divulgação científica por meio de publicação de textos das duas áreas: linguística e literatura. A principal seção da revista é destinada a artigos de pesquisadpres (mestres/mestrandos e doutores/doutorandos). Há uma seção destinada a artigos que resultaram de pesquisas de iniciação científica. Outra seção ainda é destinada a resenhas de obras publicadas nos últimos três anos. Destina-se a alunos e pesquisadores das áreas citadas. Sua periodicidade é quadrimestral com chamadas regulares.
    E-ISSN: 2236-7403
    Qualis:
    B2 (2017-2020)

  • COSMOS - Revista de Graduação em Ciências Sociais

    Escopo: A Revista COSMOS – Revista de Graduação em Ciências Sociais é uma publicação eletrônica de caráter científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes de graduação em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (DCS/UFS). Em termos gerais, cada edição semestral da revista, buscar-se-á o incentivo a um espaço que contemple uma maior comunicação de ideias, posições científicas e político-ideológicas que possibilitam maior proximidade entre os/as alunos/as dos diferentes estágios de formação e de diferente partes do país, isto é, seu objetivo principal é estimular e aproximar os graduandos de todo o país do cotidiano de produção e publicação de artigos, resenhas, entrevistas  e traduções com temas vinculados às três grandes áreas que compõem o curso de Ciências Sociais, a saber: Antropologia, Ciência Política e Sociologia e as suas áreas afins.
     
    E-ISSN: 2675-4606
  • Revista Humanitae

    Escopo: A Revista Humanitae é uma publicação periódica eletrônica do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH/ UFS. É uma revista científica multidisciplinar que publica artigos inéditos com aportes teóricos relativos à área das Ciências Humanas, Linguísticas, Letras e Artes. Além de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos diversos Grupos de Pesquisas do CECH, a revista visa, principalmente, estabelecer o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais. Com periodicidade semestral, a revista publica artigos nas sessões de Dossiers temáticos, Temas livres e Resenhas inéditas com reconhecido rigor teórico e metodológico e relevância intelectual nas Ciências Humanas. Os trabalhos apresentados à Revista Humanitae podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês. Todos os trabalhos submetidos para publicação devem apresentar-se devidamente revisados e dentro das normas indicadas. Demandas que não cumprirem as exigências da Revista não serão examinadas.
    E-ISSN: 2316-1647

  • II Jornada Interdisciplinar do CCSA

    A área das Sociais Aplicadas envolve debates e discussões em campos do conhecimento que têm em comum a discussão das questões sociais identificadas em diversos espaços, compreendendo as relações interdisciplinares decorrentes da atuação/intervenção social com as quais se preocupam docentes, pesquisadores e discentes dos departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Informação, Direito, Economia, Relações Internacionais, Serviço Social, Secretariado Executivo e Turismo.

    Nesse sentido, visando promover a integração dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe, e como um dos objetivos do Plano Setorial do CCSA, é que se propõe a realização da II Jornada Interdisciplinar do CCSA, evento presencial a ocorrer entre os dias 28 e 29/01/2025 no Auditório do CCSA.

    A II Jornada Interdisciplinar do CCSA com a seguinte temática transversal: A INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-MERCADO

    Serão aceitas submissões de trabalhos na modalidade Trabalho Completo, que esteja inserido em algum dos seguintes eixos temáticos:

    Eixo 1: planejamento e políticas públicas
    Eixo 2: relações sociais e diversidade
    Eixo 3: educação e ensino superior
    Eixo 4: cultura e memória
    Eixo 5: informação e comunicação
    Eixo 6: Tecnologia e inovação
    Eixo 7: Política global e meio ambiente