Anúncios

Práticas e experiências na formação de professores em tempos de resistência cultural

2025-04-08

A Revista de Estudos de Cultura (REVEC), do Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe, convida pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, letras, linguística aplicada, linguística e artes a contribuírem com artigos para o nosso próximo dossiê temático: Práticas e experiências na formação de professores em tempos de resistência cultural.

Os manuscritos devem ser submetidos até 30/06/2025 através do sistema online, na aba SUBMISSÕES.

 

Saiba mais sobre Práticas e experiências na formação de professores em tempos de resistência cultural

Edição Atual

v. 11 n. 27 (2025): Inteligência artificial
					Visualizar v. 11 n. 27 (2025): Inteligência artificial

Organizadores:
Júlio Araújo
Rafael Vetromille-Castro
Luís Ferreira

Publicado: 2025-08-13

Editorial

Dossiê

  • RAMIFICAÇÕES DO COLONIALISMO DIGITAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO A PONTA DO ICEBERG

    Paulo Boa Sorte
    11-21
  • DA INVISIBILIDADE A ONIPRESENÇA A TRAJETÓRIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS ARTEFATOS NO COTIDIANO

    Daliane Barroso, Cassandra Ribeiro Joye, Sinara Socorro Duarte Rocha, Luiz Felipe Araújo Azevedo
    23-38
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22730
  • POR UMA REVISÃO CRÍTICA DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

    Rodrigo Esteves de Lima-Lopes
    39-65
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22719
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CURRÍCULO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAI CONTRAPONTOS PARA A REFLEXÃO

    Eduardo Fofonca, Nara Maria Bernardes Pasinato, Rutemara Florêncio
    67-82
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22731
  • O QUE A EJA REVELA SOBRE A ERA ALGORÍTMICA?

    Júlio Araújo, Luís Ferreira
    83-107
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22641
  • CHECAGEM DE CONTEÚDO COMO METANOTÍCIA: USO DE IA NAS MÍDIAS DIGITAIS

    DÉBORA Liberato Arruda Hissa, Emanoel Pedro
    109-124
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22702
  • RECRIAÇÕES CIBERCULTURAIS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PRÁTICAS NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AMAZÔNICA

    Yuri Neri Soares, Leonardo Zenha, Letícia Carneiro da Conceição, Fabricio Moraes Pereira
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22705
  • CURADORIA HUMANA NA PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

    Rômulo Albuquerque, Glícia Azevedo, Márcia Mendonça
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22742
  • CIDADANIA DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

    Márcio Silveira Nascimento, Éber José dos Santos
    163-179
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22710
  • REFLEXÃO SOBRE O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL

    Camila Silva Lima, José Ferreira Júnior
    181-190
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22699
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O CASO DO PROTÓTIPO CYBERSCHOLAR

    Ana Karina Nascimento, Vania Castro, Raigul Zheldibayeva, Bill Cope
    191-211
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22720
  • O CHATGPT VAI SUBSTITUIR OS PROFESSORES DE LÍNGUAS? UMA ANÁLISE DO CHATGPT NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA PARA ENSINO DE LÍNGUAS

    Luisa da Costa Silva Gallas, Rafael Vetromille-Castro, Bruno da Silva Oliveira
    213-228
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22738
  • O USO DO CHAT-GPT NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTO DIGITAL E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

    Tatiana Ramalho Barbosa, Jan Edson Rodrigues Leite
    229-242
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22297
  • ENTRE O NATURAL E O ARTIFICIAL COMO ESTUDANTES IDENTIFICAM E AVALIAM TEXTOS DE ORIGEM HUMANA E DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Zenildo Santos, Claudinei de Camargo Sant'Ana
    243-261
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22670
  • A POLIDEZ LINGUÍSTICA EM CONSELHOS DE CHATBOTS: UM ESTUDO COMPARATIVO E EXPERIMENTAL

    Geórgia Maria Feitosa e Paiva
    263-277
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22711
  • O CHATGPT NA EDUCAÇÃO MÉDICA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL UMA ANÁLISE CIENTOMÉTRICA

    Adriel Vitor Sabino da Costa Neves, Daniella de Souza Barbosa, Charliton José dos Santos Machado, Vanusa Nascimento Sabino Neves
    279-295
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22709
  • DISCRIMINAÇÃO CODIFICADA UMA RESENHA DE RACISMO ALGORÍTMICO, DE TARCÍZIO SILVA

    Rayron Costa Ribeiro
    297-301
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22735
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO UMA ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA DE LYNN ALVES

    Alline Silva Medeiros dos Santos, Janaína Raso Ribeiro, Lucélio Dantas de Aquino
    303-308
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22690

Fluxo Contínuo

  • EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS NA RECEPÇÃO LITERÁRIA DO CONTO BISAVÔ E A DENTADURA, DE SYLVIA ORTHOF

    Ivone dos Santos Veloso, Yandra Dias de Oliveira
    313-326
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.21931
  • VOZES LITERAFRO-BRASILEIRA PROMOVENDO A IDENTIDADE E A DIVERSIDADE NA ESCOLA

    Valdeny Lopes de Oliveira Oliveira, Jeane de Cassia Nascimento Santos
    327-347
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22807
  • VIOLÊNCIA EM O MORTO NA SALA REFLEXÕES SOBRE A OBRA DE DALTON TREVISAN

    Juliana Ramos Santiago, Patrícia Margarida Farias Coelho
    349-362
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22081
  • RESENHA DO LIVRO O MARQUÊS DE POMBAL E A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS (1757-1772), DE MATHEUS BISPO

    Luiz Fernando Lima Passos
    363-367
    DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v11i27.22934
Ver Todas as Edições