ISSN: 2674-7278
Escopo:
v. 2 n. 19 (2024): CADERNO DE RESUMOS DO ENCONTRO NORDESTINO DE ENSINO DE FILOSOFIA
Publicado: 2024-07-22
O Encontro Nordestino de Ensino de Filosofia surgiu como desdobramento dos eventos que o Observatório do Ensino de Filosofia em Sergipe (OBSEFIS) têm feito ao longo dos últimos anos, especialmente o Encontro Sergipano Educação e Filosofia. A ampliação surgiu por entendermos a necessidade política e educacional do momento, notadamente marcado pelas mudanças ocorridas nos últimos anos na educação básica e pela ampliação e consolidação da área Ensino de Filosofia.
Amanda Figueiredo, Dinarte Inácio, Rodolpho Vasconcellos, Samôa Santana, Marcos Farjalla
13-14
EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA: IMAGINÁRIOS DA SALA DE AULA
Ana Patrícia Gadelha Da Costa Silva
15-16
FILOSOFIA, ENSINO E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE ENSINAMENTO
André Luís Lira Lemos
17-18
DISCUTINDO O RACISMO ESTRUTURAL NO ENSINO DE FILOSOFIA
Anerivania Mascarenhas, Oliveira Ludymila Sena
19-20
Aura Danielle Dantas de Santana
21
MÚSICA E FILOSOFIA: EXPERIENCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Camila Nathally Farias da Silva, John Ewerton Veríssimo da Silva Araújo, Luciele dos Santos Silva, Marcos Bruno Beltrão de Azevedo Cavalcanti Santana, Sheysella Pamêlla Cabral da Silva Santos, Flávia Roberta Benevenuto de Souza, Ismar Francisco Prado Torres
22-23
Carlos Getúlio de Freitas Maia
24
Cleidson de Oliveira Lima
25-26
Elisabeth Maria de Souza
27-28
EXPOSIÇÃO INTRODUTÓRIA DA OBRA ÉTICA A NICÔMACO PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DE MILAGRES
Érliton dos Santos Rocha
29-30
Felipe Roque dos Santos
31-32
A SOCIEDADE DOS EXCESSOS E DO CANSAÇO NA ATUALIDADE (SAÚDE NA ESCOLA)
Frank Conceição Bezerra
33-34
DOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA AO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Gideão Alves Batista dos Santos, João Vitor Inácio da Silva, Lucas Pereira Lopes, Cleibson Américo, Flávia Roberta Benevenuto
35-36
A ESTÉTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE
Ismar Francisco Prado Torres, Adson Junior Carvalho da Silva, Alyton Costa da Silva, Michell Berg Ferreira de Araújo Júnior, Flávia Roberta Benevenuto
37-38
Isabela de Jesus Neves, Kássia Ellen Vitorino
39-40
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE MULHER BRASILEIRA E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Isabela Ruth Martins Oliveira
41-42
FILOSOFIA NA PRÁTICA, MÉTODOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO FILOSÓFICO
João de Jesus Nascimento Júnior
43-44
RELAÇÕES DIALÓGICAS E NOVAS TECNOLOGIAS: DIÁLOGO E ALTERIDADE TRANSFORMANDO A AULA DE FILOSOFIA
José Antônio Ferreira da Silva
45-46
Lucas Santos da Silva
47-48
MULHERES QUE INSPIRAM NA FILOSOFIA: TRAJETÓRIAS FEMININAS AO LONGO DO TEMPO
Luciana da Silva Muniz
49-50
Maria Clara Sales Oliveira
51-52
SENTIDOS DA VIVÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CORDEL FILOSÓFICO: FILOSOFIA E ARTE POPULAR
Maria Genilda Marques Cardoso
53
AS VICISSITUDES DA APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NA REGIÃO DO NORDESTE
Marília da Conceição Penna Lima, Milena Silva de Jesus, Célia Maria Teófilo da Silva, Gabriel Santos Demétrio Gomes, Vanessa Duron Lattanzi
54-55
OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS DIFERENTES ABORDAGENS FILOSÓFICAS
Mirele Fonseca Santana, Giannina Martins Baroni, Robélia Bárbara Souza Silva, Saymon Stanley Silva de Oliveira
56-57
A CRIAÇÃO DO SER DOCENTE NA JORNADA FILOSÓFICA
Yasmin Edward Ribeiro, Vanessa Duron Lattanzi
58-59
HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO BRASIL E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
Alberto Vivar Flores
60
Alequissandro Costa Santos
61-62
Alexnaldo Teixeira Rodrigues
63-64
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS ÉTICOS DA DOCÊNCIA EM FILOSOFIA
Aline de Jesus Santos
65-66
Alípio José Viana Pereira Neto
67-68
Almir Ferreira da Silva Junior
69-70
QUEM TEM MATADO A FILOSOFIA NO ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO?
Amanda Moanna Santiago Ciríaco, Gabriela Ferreira dos Santos
71-72
Ana Paula de Jesus Carvalho
73
PIBID E O ENSINO DE FILOSOFIA: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE OS IMPACTOS DO CAPITALISMO NA EDUCAÇÃO
Anna Julya Reis Duque dos Santos
74-75
FILOSOFIA & CURRÍCLO DESAFIOS E PERPECTIVAS DO ENSINAR FILOSOFAR NO BRASIL
Antônio Marco Borges, Mateus Santana Silva
76-77
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO RAMO DA FILOSOFIA COMO ENSINO
Ariel Matheus Alcântara Almeida
78
Bartolomeu Edgar de Lima Santana, Patrocínio Solon Freire
79
HERMENEUTICA NO ENSINO FILOSÓFICO COMO MEIO DE FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS
Brena Santos Lima
80-81
PONTES A CONSTRUIR E ABISMOS A SUPERAR: UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA
Carlos Alberto Nunes Junior
82-83
Cristiano Dias da Silva
84-85
Daiane Soares dos Santos
86
Eleandro de Carvalho
87-88
ENSINO DE FILOSOFIA: CURRÍCULO REGULAR E O CURRÍCULO INTERCULTURAL INDÍGENA UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
Eliane Maria do Nascimento Menezes, Eduardo Barbosa Vergolino, Roberto Ribeiro da Silva
89-90
Emerson Cruz dos Santos
91
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE FILOSOFIA
Emerson da Silva Santos
92
Eusébio Andrade de Oliveira
93
Francinaldo Romão de Lima
95
Gabriel Kafure da Rocha
96
A RELEVÂNCIA DA FILOSOFIA NA ATUALIDADE A PARTIR DO PERSONALISMO MOUNIERIANO
Gabriel Sousa Suzart
97-98
PESQUISA EM ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ABORDAGEM FEMINISTA E DESCOLONIZADORA
Gabriela da Nóbrega Carreiro
99-100
Gelzania Silva De Santana
101-102
O PROBLEMA DA TECNOLOGIA: UMA LEITURA JONASIANA
Germano Alves Cavalcante
103-104
RACIONALIDADE COMUNICATIVA E ENSINO DE FILOSOFIA
Ginaldo Alves Pereira
105-106
CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Gineide Cavalcante Nunes de Carvalho
107
A RELEVÂNCIA DA FILOSOFIA DE MARTIN BUBER NA EDUCAÇÃO ATUAL EM MEIO À ERA DIGITAL
Givanildo José de Souza
108-109
FILOSOFIA E FOTOGRAFIA: O ATO DE FALA COMO DISPOSITIVO DO ENSINO DE FILOSOFIA
Hayala S. Barreto Coelho
110
QUESTIONAR O CÂNONE FILOSÓFICO: UMA POSSIBILIDADE DE FILOSOFIA A PARTIR DE GLORIA ANZALDÚA
Ianna Laura Ferreira Simões de Almeida
111
A QUESTÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: O RECORTE DA ALTERIDADE NUMA PERSPECTIVA DUSSELIANA
Ivan M. Fraga
112-113
Ivonei Guedes Evangelista
114-115
TOBIAS BARRETO: HOUVE TEOLOGIZAÇÃO DA FILOSOFIA OU A FILOSOFIA SEMPRE TEVE UM ASPECTO TEOLÓGICO?
Joaldo da Conceição Alves
116
O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO EM NIETZSCHE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
João André Fernandes da Silva
117-118
Jorge Luiz Nery de Santana
119-120
CINEMA E ENSINO DE FILOSOFIA: UMA RELAÇÃO DE ENCONTRO E DESENCONTRO NA SALA DE AULA
José Aldo Camurça de Araújo Neto
121
PLURIVERSALIDADE: POR UM ENSINO DE FILOSOFIA MULTIFACETADO
José Marques Cardoso de Oliveira
122-123
A INCORPORAÇÃO DA GUEIMIFICACÃO E DA TEORIA DO FLOW NO ENSINO DE FILOSOFIA
Josimara Costa de Souza
124-125
Juliano José Alcântara De Oliveira
126-127
Juscelino Ribeiro da Silva
128-129
O PODER DA ENCRUZILHADA CONTRA O PATRIARCADO: POMBAGIRA, LÉLIA GONZALEZ E EU(S)
Kátia Cilene Souza Alcântara Santana
130-131
GRUPO DE ESTUDOS DECOLONIAL POLÍTICO ESTUDANTIL (GEDEPE)
Yasmin Cristina Gomes da Silva
132-133
Ludimila de Araújo Pereira
134
ENTRE A ARTE E A FILOSOFIA: O ENCANTAR DO ALUNO PARA O LETRAMENTO FILOSÓFICO ATRAVÉS DA LITERATURA
Manoel Heleno da Cruz
135-136
A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Marcelo Senna Guimarães
137-138
FILOSOFIA E CINEMA: O USO DE FILMES NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Marco Antônio Conceição, Edna Maria Magalhães do Nascimento
139-140
Mário Agustinho da Silva Júnior
141-142
Matheus Gabriel Santos de Souza
143
Miguel Rodrigues Leite
144-145
Wilson Nogueira Porto
146-147
ENSINO DE FILOSOFIA NO EJA: UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
Poliana Coelho dos Santos, Cristiano Dias da Silva
148-149
BASES FILOSÓFICAS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTRODUÇÃO AO ECOFEMINISMO
Rebeca Paixão Barreto dos Santos
150-151
SÍLVIO ROMERO E O NASCIMENTO (MODERNO) DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
Ricardo Henrique Resende de Andrade
152-153
Rita de Cássia Souza Martins, Anna Christina Freire Barbosa, Gabriel Kafure da Rocha
154-155
Roberta Liana Damasceno Costa, Thiago Ayres de Menezes Silva
156-157
O ENSINO DE FILOSOFIA NOS IFS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO CAMPUS SIMÕES FILHO- BA
Rodrigo Oliveira de Araújo
158-159
160-161
A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS
Taise dos Santos Barbosa
162-163
O ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA MULTIEPISTEMOLÓGICA
Valmir Pereira
164-165