Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química

Autores

  • Gustavo Lima Calper Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.
  • Leiliane de Almeida Freitas Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.
  • Ercila Pinto Monteiro Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19678

Palavras-chave:

ABProj. Competências Científico-ambientais. Queimadas.

Resumo

Esta pesquisa analisou o desenvolvimento de competências científico-ambientais em estudantes de Química do ensino médio, utilizando a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). O estudo foi realizado em uma cidade da região Norte do país e considerou a identificação das seis competências científico-ambientais descritas por Mora-Penagos (2015), que incluem aspectos como: saber, emoção, valor, pensamento crítico, epistemologia política e ação nos estudantes. Os resultados mostram que a proposta do ABProj proporciona o desenvolvimento de competências científico-ambientais, quando há um tema relacionado à química. Além disso, a busca pela resolução de um problema com o desafio de uma produção final garante o envolvimento, a participação e a motivação dos alunos no desenvolvimento das tarefas. De modo geral, o ABProj desenvolve competências científico-ambientais, mostrando sua aplicabilidade nas aulas de Química e na preparação dos alunos para a realidade do século 21.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Lima Calper, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil. Participou do Programa de Iniciação a Docência e da Residência Pedagógica, construindo experiências sobre a docência nas escolas públicas de Manaus. Possui fluência na Lingua Inglesa. Participa do grupo de pesquisa Produtos Educacionais e Tecnologias para o Ensino de Ciências.

Leiliane de Almeida Freitas , Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Graduada em Ciências: Biologia e Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Professora de Biologia e Química na Secretaria de Educação do Amazonas. Foi preceptora do Programa de Residência Pedagógica-subprojeto Química da UNiversidade Federal do Amazonas. Possui artigos publicados em revistas científicas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia-UFAM.

Ercila Pinto Monteiro, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp-Bauru. Graduada em Química e Mestre em Química Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas.  Docente do Departamento de Química, com atuação na área de Ensino de Química, na Universidade Federal do Amazonas. Atua no Programa de Pós-graduação em Química e coordena o Prorgama de Residência Pedagógica- subprojeto Química na mesma Universidade onde trabalha. Participa do Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras em Ensino de Ciências no Amazonas- AIECAM.

Referências

AFIFIN, M. O.; SETYOSARI, P.; MURTADHO, S. N. The Effect of Project Based Learning (PBL) Strategies on Science Reasoning and Learning Outcomes. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education (TURCOMAT), v. 12, n. 6, p. 4102-4112, 2021.

ARIONAURO Cartuns. Tema Simples. Tecnologia do Blogger. Disponível em: <http://www.arionaurocartuns.com.br/2022> © 2022. Acesso em: 14/08/2020.

ARTAXO, P. et al.. "Efeitos climáticos de partículas de aerossóis biogênicos e emitidos em queimadas na Amazônia." Revista brasileira de meteorologia 21.3a (2006): 168-22.

ASSIS, C. M.; et al. ESTRATÉGIA NO USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL:: um relato de experiência na disciplina de Química Ambiental. Ciência & Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 181-186, 2020.

BARBERATTO, C. B. O lugar da química na cozinha no Ensino de Química. 2022.

BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA OFICINA VIRTUAL. VIDYA, v. 41, n. 2, p. 133-148, 2021. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3855

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. 1° Edição. Penso, 22 de ago. 2014.

BOGDAN, Roberto; BILKEN, Sari. Investigação em educação: abordagens qualitativas. Porto: Porto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em: 23 dez. 2021.

BRESSIANI, Thaiany SC et al. Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina tratamento de resíduos e meio ambiente: um estudo de caso. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 2, p. 356-367, 2020. DOI: https://doi.org/10.21577/1984-6835.20200028

CARAFFA, M.; MORAES, C. S. Metodologias Ativas no Ensino de Agronomia: Componente Curricular de Plantas de Lavoura na SETREM. Ações em Rede para Inovação e Superação dos Desafios do Ensino Superior. Produção científica do Congresso do Ensino Superior da Rede Sinodal. p. 49, 2021.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009

CHAVES, J.; MEOTTI, P. R. M. Dificuldades no ensino aprendizagem e estratégias motivacionais na disciplina de Química no Instituto Federal do Amazonas-Campus Humaitá. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 22, n. 1,, p. 206-224, 2019.

CONRADO, A. L. V.; et al. A aprendizagem baseada em projetos como metodologia para o ensino do ciclo do nitrogênio: simulação de um sistema aquapônico. Educação Ambiental (Brasil), v. 2, n. 1, 2021.

COSTA, K. M. A aprendizagem baseada em projetos no ensino de química promovendo aprendizagem significativa crítica. 2020.

DOMÈNECH-CASAL, J. . Concepciones de alumnado de secundaria sobre energía. Una experiencia de aprendizaje basado en proyectos con globos aerostáticos. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 36, n. 2, p. 191-213, 2018.CASAL, Jordi Domènech. Concepciones de alumnado de secundaria sobre energía. Una experiencia de aprendizaje basado en proyectos con globos aerostáticos. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 36, n. 2, p. 191-213, 2018. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2462

DOMINGUES , C. A. P.; CINTRA, E. P. O QUE MOSTRAM OS ESTUDOS SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PILHAS?. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23043, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14961. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14961. Acesso em: 7 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14961

DOPPELT, Y. Implementing and assessment of PBL in a flexible environment. International Journal of Technology and Design Education. 13, 2003. p. 255–272. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1026125427344

FEITOSA, F. E. da S.; RODRIGUES, R. dos S.. APRENDIZAGEM COOPERATIVA BASEADA EM PROBLEMAS E ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL NO ENSINO DE CÁLCULO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21030, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11798. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11798. Acesso em: 12 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11798

FREITAS, L. A.; MONTEIRO, E. P. Estágio supervisionado: compartilhando as experiências e os desafios para o ensino de Química no Amazonas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 33, p. 183-200, 2019. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6049

FREITAS, V. A.; et al. Química: do abstrato ao concreto por meio de aulas práticas em laboratório de química. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 1, p. 3565-3569, 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-245

GOMES, D. C.; SOUZA, K. S. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23004, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14444. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14444. Acesso em: 7 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14444

GRANT, M. M. Obtendo um controle sobre o aprendizado baseado em projetos: Teoria, casos e recomendações. Meridian: A Middle School Computer Technologies Journal, 5, 1-17, 2002. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/228908690_Getting_a_grip_on_project-based_learning_Theory_cases_and_recommendations> .

KUBIATKO, M. Effect of active learning on perception of and performance in science subjects. Journal of Baltic Science Education, v. 16, n. 4, p. 444, 2017. DOI: https://doi.org/10.33225/jbse/17.16.444

LARMER, J.; MERGENDOLLER, J.; BOSS, S. Setting the standard for project based learning ASCD. 2015.

LESSA, A. C. V.. A METODOLOGIA ATIVA (ABP) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Projetos Sustentáveis com Produtos Técnicos de Hortas Mandalas Agroecológicas nas Escolas; 2021; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIEN) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2021.

LIANDA, R.L.P.; JOYCE, B. Aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina química orgânica por meio do estudo de méis. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp1, p. 411-424, maio 2018. E-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11435. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11435

LIECHESKI, A. Integração entre a aprendizagem baseada em projetos e o ensino de química: uma proposta para construção da consciência ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.

LIMA, S. F.; NUNES, E. C.; SOUZA, R. F. Abordagem da temática queimadas por meio da aprendizagem baseada em projetos no ensino de ciências da natureza. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 96-108, 2020. DOI: https://doi.org/10.37853/pqe.e202021

MACEDO, K. D. S.; ACOSTA, B. S.; SILVA, E. B.; SOUZA, N. S.; BECK, C. L. C.; SILVA, K. K. D.. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para a inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2018; 22(3):e20170435 DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A.. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EduSer, [S. l.], v. 2, n. 2, 2016. DOI: 10.34620/eduser.v2i2.24. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/24. Acesso em: 18 nov. 2022.

MINAYO, M. C. de S. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORA-PENAGOS, W. M. Desenvolvimento de capacidades e formação de competências ambientais no professorado de ciências. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 38, p. 185-203, 2015. DOI: https://doi.org/10.17227/01213814.38ted185.203

MONTEIRO, E. P.; et al. Indicadores naturais encontrados em plantas: uma proposta para o ensino de química no Amazonas. Scientia Amazonia, v. 9, n. 7, 2020.

MORIN, E.. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. S. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

OLIVEIRA, N. A. A.; NETO, J. A. M.. Folhetim Lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 2, p. 341-363, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p341-363

PARGA-LOZANO, D. L.; CARVALHO, W. L. P. A pesquisa sobre ambientalização curricular. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 46, p. 39-56, 2019. DOI: https://doi.org/10.17227/ted.num46-10539

RESEARCH BRIEFS. Lucas Education Research, 2021. Disponível em: https://www.lucasedresearch.org/research/research-briefs/. Acesso em; 07 set. 2023.

ROSA, S. H. da S.. Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental. Diss. Universidade de São Paulo, 2018.

SANTANA, Í. L.; et al. Projeto ‘Preservando as Raízes do Mangue’: a aprendizagem de química baseada em projetos e voltada para o desenvolvimento sustentável. Futuro do Pretérito na Celebração do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO: Reflexões a partir do Ensino de Química, Educação Química, Sustentabilidade e a Semana de Arte Moderna no Brasil, 2022.

SANTOS, I. M.; HARDOIM, E. L. Ensino por Investigação e Abordagem STEAM: Caminhos Possíveis para uma Educação em Sexualidade Significativa e Eficiente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 929-934. ISSN 2447-8776.

SILVA, F. C.; et al. Relação entre as dificuldades e a percepção que os estudantes do ensino médio possuem sobre a função das representações visuais no ensino de Química. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21061, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210061

SILVA, N. C.. O despertar da conscientização ambiental no ensino de geografia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), p. 75–83, 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1845> DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1845

TOMAZ, S. S. A importância da experimentação no ensino de química e os desafios presentes durante o ensino remoto emergencial. 2022.

VARGAS, D.; AHLERT, E. M. O processo de aprendizagem e avaliação através de Quis, 2018. Universidade do Vale do Taquari, Univates, Lajeado, v. 22, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2038.

VERMELHO, D. D. S. el tal.. Educação Ambiental na Perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos. Anais do VIII ENALIC. ISSN: 2526-3234. Abr/2022.

YAMAGUCHI, K. K. L.; NUNES, A. E. C. Dificuldade em química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de docentes e alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, v. 1, n. 2, 2019.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

Lima Calper, G., de Almeida Freitas , L., & Pinto Monteiro, E. (2023). Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19678

Edição

Seção

Fluxo contínuo