Educação ambiental em escolas municipais em Duque de Caxias

discurso empresarial X questões socioambientais

Autores

  • Marcio Douglas Floriano FAETEC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19764

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecologia Política, Território, Questões Socioambientais.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as ações de educação ambiental praticadas em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias, RJ, situadas no entorno de um polo petroquímico. Teoricamente a investigação ancorou-se nos preceitos do materialismo histórico, bem como nas formulações da Educação Ambiental Crítica (EAC) e da ecologia política. Utilizou-se uma metodologia qualitativa composta por: a) análise documental abrangendo  os projetos das empresas Reduc, Braskem e Arlanxeo; b) observação das atividades de educação ambiental desenvolvidas no interior de cinco unidades escolares municipais por empresas ou por docentes e c) entrevistas semiestruturadas com 18  docentes das unidades escolares. Concluiu-se que a educação ambiental praticada majoritariamente nas escolas municipais de Campos Elíseos atende aos interesses das empresas do polo petroquímico e negligencia as questões socioambientais existentes no entorno das escolas.

 

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Referências

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

Floriano, M. D. (2023). Educação ambiental em escolas municipais em Duque de Caxias: discurso empresarial X questões socioambientais. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19764

Edição

Seção

Fluxo contínuo

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