Educação ambiental em escolas municipais em Duque de Caxias
discurso empresarial X questões socioambientais
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19764Mots-clés :
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecologia Política, Território, Questões Socioambientais.Résumé
O presente trabalho teve como objetivo investigar as ações de educação ambiental praticadas em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias, RJ, situadas no entorno de um polo petroquímico. Teoricamente a investigação ancorou-se nos preceitos do materialismo histórico, bem como nas formulações da Educação Ambiental Crítica (EAC) e da ecologia política. Utilizou-se uma metodologia qualitativa composta por: a) análise documental abrangendo os projetos das empresas Reduc, Braskem e Arlanxeo; b) observação das atividades de educação ambiental desenvolvidas no interior de cinco unidades escolares municipais por empresas ou por docentes e c) entrevistas semiestruturadas com 18 docentes das unidades escolares. Concluiu-se que a educação ambiental praticada majoritariamente nas escolas municipais de Campos Elíseos atende aos interesses das empresas do polo petroquímico e negligencia as questões socioambientais existentes no entorno das escolas.
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