Educação Ambiental na prática docente na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16051

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica

Resumo

O texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a  presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa,  reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários.  O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. 

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Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Unioeste - Univesidade do Oeste do Paraná

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Fundamentos da Educação (CCHEL) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPG-DRS). É membro do Conselho de Educação da IECLB - Rede Sinodal de Educação. Tem experiência na área da Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, Bioética e Políticas Educacionais e atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, ética, bioética, cidadania, educação ambiental educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa.

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Publicado

30.07.2021

Como Citar

Diniz, A. M., & Ahlert, A. . (2021). Educação Ambiental na prática docente na educação básica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(1), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16051