Environmental education in teaching practice in basic education
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16051Keywords:
Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic EducationAbstract
The text presents understandings about Environmental Education and its importance in teaching practice in Basic Education. The study aimed to analyze the presence and/or absence of Environmental Education in Basic Education and identify the reasons for this reality. The qualitative approach research gathers data from the teachers' points of view, collected through questionnaires. The study showed that Environmental Education is considered an important factor in Basic Education, however the initial and continued training of teachers is deficient, not being part of the training of most teachers.
Downloads
References
https://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/desastre-de-minamata-crime-ecologico-que-deixou-marcas-por-decadas-no-japao-10102255 Acesso em junho de 2019.
AHLERT, Alvori. Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR Horizonte: revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Vol. 11, Nº. 32, 2013, páginas 1571-1588
Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico. - Vol.1, 1974 - Belo Horizonte: UFMG, Museu de História Natural, 1974- v.:il. Nº 25 12 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: Ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
________Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020.
CARNEIRO, S. M. M. Formação Inicial e Continuada de Educadores Ambientais. REMEA. v. especial, Rio Grande, RS, dezembro de 2008.
CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 p.
Contexto global de consumo e produção sustentáveis. Disponível em:https://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/consumo_producao_sustentavel.pdf Acesso em jun. de 2020
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo. Gaia, 2004.
GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de palestras sobre meio ambiente.
GONÇALVES, E.; VESPA, T.; FUSCO, N. Tragédia Evitável. Revista Veja. Minas Gerais, Edição 2.452, ano 48, nº 46, p. 70-71, 2015
KLUNK, L., Mazzarino, J. M., & TURATTI, L. (2018). O educador ambiental do Projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 10–25.LOPES, Fabrício, MUCIDA, Danielle & MILAGRES, Alcione. (2012). Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX. MITTITIE, Juliana Gouvêa LOURENÇON, Bárbara Negrini .VI SEMATED – Semana da Matemática e Educação Tendências em Educação Matemática Araraquara – SP, 08 a 13 de maio de 2017 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em:
https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T6.pdf. Acesso: abr. 2020.
LOPES, Fabrício, MUCIDA, Danielle & MILAGRES, Alcione. (2012). Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX. MITTITIE, Juliana Gouvêa LOURENÇON, Bárbara Negrini .VI SEMATED – Semana da Matemática e Educação Tendências em Educação Matemática Araraquara – SP, 08 a 13 de maio de 2017 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em:https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T6.pdf. Acesso: abr. 2020.
MEADOWS, D. H. (1972). The Limits to growth; a report for the Club of Rome's project on the predicament of mankind. New York, Universe Books
MEDEIROS, Aurélia Barbosa et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
OLIVEIRA, L. de, & NEIMAN, Z. (2020). Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(3), 36–52
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Pulse of profession: o alto custo do baixo desempenho. 2014.
Disponível em: <www.pmi.org>. Acesso em: junho. 2020
POTT, C.M., ESTRELA.C.C - Dilemas ambientais e fronteiras do conhecimento II • Estud. av. 31 (89) • Jan-Apr 2017Programa Cultivando Água Boa disponível em https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/cultivando-agua-boa
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2014
REZENDE, Elcio Nacur, SILVA, V. V. C Revista do Direito [ISSN 1982-9957]. Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 57, p. 160-181, jan/abr. 2019.SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel C. Moura (Orgs.). Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.17-44.
SILVA, Maria & SANTANA, Luiz. (2018). Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PB. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. 35. 333-352. 10.14295/remea. v35i1.7513.
Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).