Political formation in the bojo of university pedagogy: implications in the formation of future teachers

Authors

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Maria da Conceição Oliveira Lopes Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Jescilda Ferreira de Macedo Santana Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15372

Keywords:

Political education, Politics, Teacher education, University pedagogy

Abstract

Based on the assumption that political education guides collective life and demands to equip the subject to build a fair, democratic and inclusive society and that participation in school generates political learning for participation in society in general, this work analyzed how university teaching weaves processes of critical education, the policy of students in training, in order to impact the future educational practices of the basic school. The research was based on the discussion of political education and university pedagogy, taking into account the contributions of qualitative methodology, with the option of a semi-structured interview. The participating subjects were nine students graduating from undergraduate courses at a public state university. The analysis of the data carried out, using the Thematic Analysis technique, allows us to conclude that political education does not occupy the center of the concerns of university pedagogy, with issues of social urgency being supplanted by the plastering of the curriculum. The debate comes to the fore only in the specific subject at the end of the course, thus distorting the concept of politics as necessarily a daily practice.

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Author Biographies

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7962-7222

 

Maria da Conceição Oliveira Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana- BA, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET - UEFS), graduada em Letras Vernáculas também pela UEFS (2005). Pós Graduada em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela UEFS (2007) e em Educação a Distância pela UNEB (2010). Pós-graduada em Gestão de Pessoas por competência com ênfase no setor público, pela UFBA (2018). Professora da Rede Pública Estadual desde 1993, atuando por 16 anos em sala de aula. Gestora de Escola Pública Estadual da Bahia por certificação e eleição desde 2009. Áreas de interesse em desenvolver estudos empíricos: Formação de Professor, Práticas Pedagógicas, Leitura e produção textual, Gestão Escolar, Currículo e Avaliação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4692-9283

Jescilda Ferreira de Macedo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pelo CAPES entre os anos de 2010-2012. Pós-graduada em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitalar pela Fundação Visconde de Cairu. Curso de Formação: Alfabetização e Letramento pelo Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães - Núcleo de Estudos e Formação Educacional. Supervisão Psicopedagógica Clínica pelo Núcleo de Pós-Graduação de Itabuna - NPGI (em andamento) Atualmente atua como Professora do Ensino Fundamental Séries Iniciais.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3454-3508

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Published

2021-04-24

How to Cite

Silva, F. O. da, Lopes, M. da C. O., & Santana, J. F. de M. . (2021). Political formation in the bojo of university pedagogy: implications in the formation of future teachers. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15372. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15372

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