Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores

Autores/as

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Maria da Conceição Oliveira Lopes Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Jescilda Ferreira de Macedo Santana Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15372

Palabras clave:

Educación política, Formación docente, Pedagogía universitaria, Política

Resumen

Basado en la suposición de que la educación política guía la vida colectiva y exige equipar al sujeto para construir una sociedad justa, democrática e inclusiva y que la participación en la escuela genera aprendizaje político para la participación en la sociedad en general, este trabajo analizó cómo la enseñanza universitaria entrelaza los procesos de educación crítica sobre la política de los estudiantes en formación, para impactar las futuras prácticas educativas de la escuela básica. La investigación se basó en la discusión de la educación política, la pedagogía universitaria, avanzando hacia las contribuciones de la metodología cualitativa, con una opción para una entrevista semiestructurada. Los participantes fueron nueve estudiantes que están haciendo cursos de pregrado en una universidad pública estatal. El análisis de los datos llevados a cabo, utilizando la técnica de análisis temático, nos permite concluir que la educación política no ocupa el centro de las preocupaciones de la pedagogía universitaria, y que las cuestiones de urgencia social son suplantadas por el enlucido del plan de estudios. El debate sale a primer plano solo en el tema específico al final del curso, distorsionando así el concepto de política como una práctica necesariamente diaria.

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Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7962-7222

 

Maria da Conceição Oliveira Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana- BA, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET - UEFS), graduada em Letras Vernáculas também pela UEFS (2005). Pós Graduada em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela UEFS (2007) e em Educação a Distância pela UNEB (2010). Pós-graduada em Gestão de Pessoas por competência com ênfase no setor público, pela UFBA (2018). Professora da Rede Pública Estadual desde 1993, atuando por 16 anos em sala de aula. Gestora de Escola Pública Estadual da Bahia por certificação e eleição desde 2009. Áreas de interesse em desenvolver estudos empíricos: Formação de Professor, Práticas Pedagógicas, Leitura e produção textual, Gestão Escolar, Currículo e Avaliação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4692-9283

Jescilda Ferreira de Macedo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pelo CAPES entre os anos de 2010-2012. Pós-graduada em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitalar pela Fundação Visconde de Cairu. Curso de Formação: Alfabetização e Letramento pelo Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães - Núcleo de Estudos e Formação Educacional. Supervisão Psicopedagógica Clínica pelo Núcleo de Pós-Graduação de Itabuna - NPGI (em andamento) Atualmente atua como Professora do Ensino Fundamental Séries Iniciais.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3454-3508

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Publicado

2021-04-24

Cómo citar

Silva, F. O. da, Lopes, M. da C. O., & Santana, J. F. de M. . (2021). Formación política en el bojo de la pedagogía universitaria: implicaciones en la formación de futuros profesores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15372. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15372

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