A formação política no bojo da pedagogia universitária: implicações na formação de futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15372Palavras-chave:
Educação política, Formação de professores, Pedagogia universitária, PolíticaResumo
Partindo do pressuposto de que a formação política orienta a vida coletiva e demanda instrumentalizar o sujeito para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva e de que a participação na escola gera aprendizado político para a participação na sociedade em geral, esse trabalho analisou como a docência universitária tece processos de formação crítica, política dos discentes em formação, de modo a impactar nas práticas educativas futuras da escola básica. A pesquisa trilhou no lastro da discussão sobre educação política, pedagogia universitária, enveredando pelos aportes da metodologia qualitativa, com opção pela entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes foram nove estudantes concluintes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A análise dos dados realizada, mediante a técnica Análise Temática, permite concluir que a formação política não ocupa o centro das preocupações da pedagogia universitária, ficando as questões de urgência social suplantadas pelo engessamento do currículo. O debate vem à tona com afinco apenas na disciplina específica ao final do curso, distorcendo, assim, o conceito de política como prática necessariamente cotidiana.
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