VIVÊNCIAS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS NA ESFERA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p43-59

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Diversidade, Diferenças e Educação

Resumo

Este artigo analisa percepções de professoras negras acerca de si e das relações étnico-raciais em sua vida pessoal e profissional como docentes. Partiu-se da abordagem qualitativa de pesquisa, seguindo princípios da fenomenologia da percepção conforme Merleau-Ponty (1999), bem como a perspectiva de análise de conteúdo de entrevistas segundo Bardin (2011). As narrativas das professoras são, não apenas, manifestações de trajetórias condicionadas por preconceito e discriminação étnico-raciais, mas também por superação, sobretudo em função dos seus estudos, formações acadêmicas e atuação na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação. Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Diversidade (CNPq/UFRN).

Lucélia Silva Feliciano, Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Norte

 Professora da rede pública estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte e da rede pública municipal de ensino do município de Natal-RN. Mestre em Educação. Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Diversidade (CNPq/UFRN).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília: Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial, 2004.

BRASIL. Orientações, e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

CASTRO, Mary G.; ABRAMOVAY, Miriam. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, 2006.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2003.

COELHO, Wilma de N. B.; SILVA, Carlos A. F. da. Preconceito, discriminação e sociabilidades na escola. Educere et educare. v. 10, n. 20, p. 687-705, jul./dez. 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12606/9020. Acesso em 13 já. 2021.

GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.23, p. 75-85, mai/ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/abstract/?lang=pt. Acesso em 10 mar. 2021.

GONÇALVES, Maria Augusta S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

GONÇALVES, Vanda Lúcia Sá. Tia, qual é meu desempenho? Percepções de professores sobre o desempenho escolar de alunos negros. Cuiabá: EdUFMT, 2007 (Coleção Educação e Relações Raciais, v. 7).

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E. P. U. 2015.

MARTINS, Edna; GERALDO, Aparecida das G. A Influência da Família no Processo de Escolarização e Superação do Preconceito Racial: um estudo com universitários negros. Psicologia Política. v. 13, n. 26, p. 55-73, jan.-abr. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-549X2013000100005. Acesso em 30 dez. 2020.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2019.

SILVA JÚNIOR, Paulo M. da; ALMEIDA, Ricardo P. de. “Cabelo é como pensamento”: entrelaçando combates antirracistas pelos fios de cabelo. Revista Exitus. Santarém, v. 10, p. 01-25, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/811/883. Acesso em 20 fev. 2021.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2 ed., Rio de janeiro: Edições Graal, 1990.

Publicado

2023-02-24

Como Citar

AZEVEDO, Crislane Barbosa; FELICIANO, Lucélia. VIVÊNCIAS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS NA ESFERA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 43–59, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p43-59. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18048. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.