Entre a "oportunidade" e a passagem da "boiada"

mídia, discurso e educação científica e tecnológica

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira UFPR
  • Patrícia Barbosa Pereira UFPR
  • Leonir Lorenzetti UFPR

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14435

Palavras-chave:

alfabetização científica, educação ambiental crítica, Educação em Direitos Humanos, análise do discurso.

Resumo

Durante a reunião ministerial realizada no dia 22 de abril de 2020 o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, proferiu um discurso que gerou intensas discussões em nível nacional e internacional. O presente artigo analisa como as mídias potencializaram a naturalização dos efeitos de sentidos sobre o agir político do discurso do Ministro Salles e as suas implicações para uma leitura crítica, indispensável para a formação de sujeitos de direitos e a promoção de alfabetização científica. O corpus de análise é composto de artigos publicados nos Jornais O Globo, Folha de São Paulo, Estadão e Zero Hora, utilizando a Análise do Discurso franco-brasileira. Na análise do discurso do Ministro propusemos o entrelaçamento dos fios dos pressupostos teóricos da Alfabetização Científica, da Educação Ambiental Crítica e da Educação em Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, UFPR

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET - RJ (2017). Foi professor da Escola Básica. Trabalhou entre 2014 e 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2017 e 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da seção Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química da Revista REDEQUIM. Coordenador da Coleção Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências. Nos últimos anos começou a se dedicar aos estudos sobre Jogos Digitais e sua relação com a Educação Científica e Tecnológica.

Patrícia Barbosa Pereira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação, no qual atua nos cursos graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia.

Leonir Lorenzetti, UFPR

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atuou no Programa Licenciar da UFPR. Atuou como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas (2018 a 2020). Coordenador do Curso de Química (Janeiro a março de 2020). Coordenador da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Abril 2020 - atual) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte.

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Publicado

29.10.2020

Como Citar

Varallo Lima de Oliveira, R. D., Pereira, P. B. ., & Lorenzetti, L. (2020). Entre a "oportunidade" e a passagem da "boiada": mídia, discurso e educação científica e tecnológica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–20. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14435

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