Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.18694

Palavras-chave:

Abordagens socioambientais., Instituições de ensino., Educação ambiental.

Resumo

No Brasil existem legislações elaboradas para minimizar os impactos da crise ambiental, sobretudo, as mais recentes. Entre elas, há incentivos de transformações em espaços educacionais para melhorias ambientais. Logo, buscou-se identificar o que vem sendo pesquisado sobre a sustentabilidade em instituições de ensino brasileiras. Segue-se o método de pesquisa exploratória no banco de dados Periódicos CAPES. Observou-se que em 2019 houve mais publicações, sendo 40% em instituições públicas federais, concentradas na região Sul do país. Os tipos de abordagens mais recorrentes foram os estudos de diagnósticos com 36%, percepção da comunidade acadêmica com 25% e registros e documentos com 14%. Conclui-se que há necessidades de intensificação de ações e ferramentas para mensuração em instituições de ensino para a sustentabilidade, bem como em práticas de sensibilização contínua da comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Michele Barros de Deus Chuquel da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Lages, SC

Tecnóloga em Gestão Ambiental e Mestranda em Ciências Ambientais. 

Caroline Côrtes Lacerda, Intituto Federal Farroupilha (IFFar). São Borja, RS

Pedagoga no Intituto Federal Farroupilha, câmpus São Borja. Especialista em Psicopedagogia; TIC's; Mestre em Educação e Doutora em Educação em Ciências. 

Maria Luísa da Costa Radons, Intituto Federal Farroupilha (IFFar). São Borja, RS

Aluna do Instituto Federal Farroupilha, câmpus São Borja e bolsista CNPQ do Ensino Médio. 

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Publicado

20.08.2023

Como Citar

Barros de Deus Chuquel da Silva, M., Côrtes Lacerda, C., & Luísa da Costa Radons, M. . (2023). Sustentabilidade ambiental em instituições de ensino brasileiras: estudos realizados de 2015 a 2021. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–20. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.18694

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Seção

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