Diagnóstico dos problemas socioambientais vivenciados por gestores municipais
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.21759Palavras-chave:
Conflitos socioambientais, Educação Ambiental, Gestão municipal, Políticas públicasResumo
A Educação Ambiental (EA) é uma prática fundamental para o desenvolvimento humano e ambiental, e deve estar inserida nos âmbitos formais e não formais. Para isso, são necessárias políticas públicas inclusivas capazes de abordar as problemáticas em todo o seu contexto social, ambiental, político e econômico. Este estudo investigou a implementação de projetos de EA pela gestão pública em um município do interior do Paraná, com foco na compreensão das interações entre os problemas socioambientais locais e as práticas de EA. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou da análise documental e grupo focal com gestores públicos municipais para coleta de dados. Os resultados revelaram que a maioria dos projetos de EA implementados no município estava alinhada com a macrotendência político-pedagógica conservadora, carecendo de projetos com uma perspectiva crítica e emancipatória. Esta constatação ressalta a necessidade de políticas públicas mais inclusivas, capazes de abordar as complexidades socioambientais em seu contexto integral, considerando aspectos ambientais, culturais e sociais da realidade local. O estudo sugere que uma abordagem crítica e participativa na EA pode contribuir significativamente para o desenvolvimento humano e ambiental inclusivo em comunidades locais, capaz de promover mudanças efetivas na relação entre sociedade e ambiente, garantindo a sustentabilidade e justiça ambiental.
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