Educação Ambiental e currículo

quietude dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe diante da perspectiva socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22430

Palavras-chave:

Currículo, Educação Ambiental, Licenciatura

Resumo

Diante dos desafios socioambientais da sociedade contemporânea, a Educação Ambiental (EA) se consolida como um campo de estudo fundamental para formar indivíduos críticos, conscientes e sustentáveis. Com isso, o objetivo deste trabalho foi analisar o contexto da formação inicial de futuros(as) professores(as) em relação à EA, através da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Dessa forma, a coleta de dados foi realizada a partir da análise de documentos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e dos PPCs, baseando-se nos referenciais da EA Crítica e dos estudos do currículo. Os resultados mostram que a maioria dos cursos não integra a EA de forma abrangente, muito menos inclui Componentes Curriculares (CCs) sob essa perspectiva. Além disso, a EA é restrita a áreas como Ciências Biológicas, Química e Geografia, que possuem mais CCs voltados a esse processo formativo. Com isso, torna-se fundamental revisar e renovar os PPCs, para que estejam alinhados às realidades e complexidades socioambientais.

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Biografia do Autor

Hanna Paranhos Braga Queiroz dos Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, Brasil.

Discente de Licenciatura em Ciências Biológicas vinculada a Universidade Federal de Sergipe, atualmente cursando o 8° período. Por meio do Programa de Mobilidade Estudantil, cursou disciplinas na UFAM (Universidade Federal do Amazonas), o que oportunizou enriquecimento intelectual e cultural. Participou de Projetos de Extensão, atuando no desenvolvimento e conservação de materiais e recursos didático para o ensino de ciências e Biologia Celular. Além disso, fez Iniciação Científica na área de Ecofeminismo e Educação Ambiental, no qual abordou-se sobre a (re)existência de docentes com inserção em ações socioambientais em cursos de licenciatura presencial da UFS e a construção de seus perfis socio-pessoais. Atualmente, é bolsista no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

Larissa Euzébio Mendonça , Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, Brasil.

Graduanda em Licenciatura em Biologia, com interesse em pesquisa nas áreas de educação e ensino de Biologia. Atualmente, é bolsista PIBIC em um projeto focado em ecofeminismo e educação ambiental decolonial e possui experiência na produção de material didático lúdico para o ensino de ciências, atuando como voluntária no Laboratório Multiusuário para Desenvolvimento Integrado de Dados e Tecnologias de Ensino (DIDATEC). Desenvolve iniciativas de educação e sensibilização ambiental, incluindo a criação e aplicação de jogos educativos e divulgação científica, com foco no engajamento de alunos em temas de conservação ambiental. Atua ainda como professora particular de ciências e biologia e realiza atividades artesanais em biscuit, aplicadas tanto em contextos educativos quanto em eventos infantis.

Mariana Reis Fonseca, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, Brasil.

Professora de Biologia e Educadora Ambiental. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE). Estagiou como voluntária nos trabalhos de campo, no âmbito do projeto de mestrado da UFS intitulado " Estado de Conservação de Cavernas do município de Laranjeiras-SE", no ano de 2011; Estagiou no Laboratório de Paleontologia (LPUFS/DBI/UFS) vinculado ao projeto "Plataforma Sul", no ano de 2012 a 2014; Estagiou no Laboratório de Sistemática Vegetal (LSV/DBI/UFS) cumprindo tarefas técnicas no Herbário (ASE) da Universidade Federal de Sergipe; Possui experiência com práticas em Educação Ambiental, adquirida no Laboratório de Ensino ( LabEnsino/ DBI/ UFS) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no projeto de Biologia com subprojeto em Educação Ambiental no ano de 2014 a 2016.

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Publicado

17.05.2025

Como Citar

Paranhos Braga Queiroz dos Santos, H., Euzébio Mendonça , L., & Reis Fonseca, M. (2025). Educação Ambiental e currículo: quietude dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe diante da perspectiva socioambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22430

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