Educação Ambiental e currículo
quietude dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe diante da perspectiva socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22430Palavras-chave:
Currículo, Educação Ambiental, LicenciaturaResumo
Diante dos desafios socioambientais da sociedade contemporânea, a Educação Ambiental (EA) se consolida como um campo de estudo fundamental para formar indivíduos críticos, conscientes e sustentáveis. Com isso, o objetivo deste trabalho foi analisar o contexto da formação inicial de futuros(as) professores(as) em relação à EA, através da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Dessa forma, a coleta de dados foi realizada a partir da análise de documentos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e dos PPCs, baseando-se nos referenciais da EA Crítica e dos estudos do currículo. Os resultados mostram que a maioria dos cursos não integra a EA de forma abrangente, muito menos inclui Componentes Curriculares (CCs) sob essa perspectiva. Além disso, a EA é restrita a áreas como Ciências Biológicas, Química e Geografia, que possuem mais CCs voltados a esse processo formativo. Com isso, torna-se fundamental revisar e renovar os PPCs, para que estejam alinhados às realidades e complexidades socioambientais.
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Referências
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