Juventude e educação climática

Mobilizações na escola pública a partir da Agenda 2030

Autores

  • Danusa Purificação Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4596-9571
  • Juliana Conceição Ramos Secretaria de Educação do Estado da Bahia, São Gonçalo dos Campos, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7203-0100
  • Joselisa Maria Chaves Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22549

Palavras-chave:

Agenda 2030, ODS 3, 4 e 13, juventude, protagonismo, práticas pedagógicas

Resumo

A ação ambiental ODS 13: Ações contra mudanças do clima realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral de São Gonçalo dos Campos (CETISG), em São Gonçalo dos Campos, Bahia, foi conduzida pelas professoras de Geografia e Biologia da escola. O objetivo foi analisar a importância da incorporação do ODS 13 no currículo da educação básica e promover parcerias entre instituições de educação para proporcionar que jovens e idosos possam conversar sobre os desafios relacionados ao clima e promoção de saúde e bem-estar em escala local. Embasado nas discussões sobre juventude, mudanças climáticas, saúde e bem-estar, educação de qualidade e Agenda 2030, o projeto promoveu as seguintes atividades: roda de conversa com estudantes, pesquisas, elaboração de painel e plantio de árvores. Propõe-se uma atividade em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e idosos do Grupo Revelação da Associação Milton Gomes em Feira de Santana, Bahia. As atividades conectaram os saberes escolares à realidade local dos estudantes, estimulando o protagonismo juvenil e desenvolvendo um olhar crítico sobre os desafios ambientais locais.

Palavras-chave: Agenda 2030; ODS 3, 4 e 13; juventude; protagonismo; práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Danusa Purificação Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil

Geógrafa, Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense

Universidade Estadual de Feira de Santana Feira de Santana, Bahia, Brasil

Juliana Conceição Ramos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, São Gonçalo dos Campos, Bahia, Brasil

Bióloga, Mestre em Zoologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, São Gonçalo dos Campos, Bahia, Brasil

Joselisa Maria Chaves, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil

Joselisa Maria Chaves

Geóloga, Doutora em Geologia

Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil

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Publicado

17.05.2025

Como Citar

Purificação Rodrigues, D., Conceição Ramos, J., & Maria Chaves, J. (2025). Juventude e educação climática: Mobilizações na escola pública a partir da Agenda 2030. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22549

Edição

Seção

Fluxo contínuo