Adequando a tecnologia para a emancipação

a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia

Authors

  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tamara Miranda de Moura Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14530

Keywords:

Tecnologia, Diálogo de Saberes, Extensão Universitária

Abstract

This text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus avançado de Patu. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular da UFSC. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação da UFSC.

Tamara Miranda de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus avançado de Patu.

References

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan von. Educação Tecnológica: enfoques a]para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2016.
DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina
Grande: EDUEPB, 2014.
DAGNINO, Renato Dagnino; NOVAES, Henrique Tahan. A Adequação Sócio-Técnica na agenda do Complexo de C&T e dos Empreendimentos autogestionários. In: XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2005, Salvaro. Anais do XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Salvador, 2005. p. 1-13. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/52212510.pdf. Acesso em: 20 agosto 2020.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Projetos de Extensão Universitária. São Paulo: Avercamp, 2008.
NOVAES, Henrique T.; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: autêntica editora, 2019a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009. p. 23-71.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão: aulas: 2011-2016. São Paulo Cortez, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: autêntica editora, 2018a.
SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Edusp, 2012.
THOMAS, Hernán; FRESSOLI, Mariano. En búsqueda de una metodología para investigar Tecnologías Sociales. In: DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.
THOMAS, Hernán; SANTOS, Guillermo. Tecnologías para incluir: ocho análisis socio-técnicos orientados al diseño estratégico de artefactos y normativas. Carapachay: Lenguaje Claro Editora, 2016.

Published

2020-10-29

How to Cite

Urban, S. P., von Linsingen, I., & Miranda de Moura, T. (2020). Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–13. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14530