Adequando a tecnologia para a emancipação
a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14530Mots-clés :
Tecnologia, Diálogo de Saberes, Extensão UniversitáriaRésumé
O presente texto tem como objetivo relatar a experiência acerca da primeira edição do curso de extensão 'Saberes e resistências em tempos de pandemia', realizado junto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de aulas síncronas (lives), veículadas através da plataforma YouTube. Considerando que a presente atividade foi realizada por meio da utilização da Tecnologia Convencional/Capitalista, foi possível pensá-la como possibilidade contra hegemônica no sentido da adequação socio-técnica, levando em conta a ampliação dos processos sócio inclusivos. Os conteúdos apresentados tiveram como pano de fundo o diálogo de saberes de diversas áreas de conhecimento e o atual contexto de pandemia.
Téléchargements
Références
DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina
Grande: EDUEPB, 2014.
DAGNINO, Renato Dagnino; NOVAES, Henrique Tahan. A Adequação Sócio-Técnica na agenda do Complexo de C&T e dos Empreendimentos autogestionários. In: XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2005, Salvaro. Anais do XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Salvador, 2005. p. 1-13. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/52212510.pdf. Acesso em: 20 agosto 2020.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Projetos de Extensão Universitária. São Paulo: Avercamp, 2008.
NOVAES, Henrique T.; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: autêntica editora, 2019a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009. p. 23-71.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão: aulas: 2011-2016. São Paulo Cortez, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: autêntica editora, 2018a.
SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Edusp, 2012.
THOMAS, Hernán; FRESSOLI, Mariano. En búsqueda de una metodología para investigar Tecnologías Sociales. In: DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.
THOMAS, Hernán; SANTOS, Guillermo. Tecnologías para incluir: ocho análisis socio-técnicos orientados al diseño estratégico de artefactos y normativas. Carapachay: Lenguaje Claro Editora, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).