Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18102Palavras-chave:
Educação Ambiental, Paulo Freire, PráxisResumo
O presente artigo, de cunho reflexivo e propositivo, teve por objetivo geral analisar os fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: mapear, as proposições relativas à teoria e prática da Educação Ambiental, evidenciando categorias fundantes no pensamento de Paulo Freire, e explicitar as contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental em três dimensões – o educador popular, o gestor público e o ser humano.Com base na vida e obra de Paulo Freire apresentamos como fundamentos desta práxis as categorias: relação, diálogo, autonomia, criatividade, criticidade e humanização. Categorias estas corporeificadas pelo exemplo e por isso tão significativas para a Educação Ambiental.
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