Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental

Autores

  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18102

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Paulo Freire, Práxis

Resumo

O presente artigo, de cunho reflexivo e propositivo, teve por objetivo geral analisar os fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: mapear, as proposições relativas à teoria e prática da Educação Ambiental, evidenciando categorias fundantes no pensamento de Paulo Freire, e explicitar as contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental em três dimensões – o educador popular, o gestor público e o ser humano.Com base na vida e obra de Paulo Freire apresentamos como fundamentos desta práxis as categorias: relação, diálogo, autonomia, criatividade, criticidade e humanização.  Categorias estas corporeificadas pelo exemplo e por isso tão significativas para a Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN), Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO), Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

Referências

ARAÚJO, Monica Lopes Folena. A educação ambiental crítico-humanizadora na formação de professores de biologia. Recife: Editora da UFPE, 2015.
ARAÚJO, Monica Lopes Folena; ARAÚJO, Maria Inêz Oliveira. Sustentabilidade ambiental e direitos humanos: tecendo elos a partir da educação libertadora. In: COELHO, Carla Jeane Helfemsteller; OLIVEIRA, Liziane Paixão Silva; PELIZZOLI, Marcelo Luiz; SANTOS, Thayane de Souza. Meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos: reflexões e ações no nordeste brasileiro. Sergipe: Editora Universitária Tiradentes, 2018, p. 75-96.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. São Paulo: Junqueira e Marin, 2005.
DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Educação ambiental freiriana. Chapecó: Editora Livrologia, 2021.
DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. In: Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 45, p. 87-102, 2012.
FREIRE, Paulo. Recife Sempre. In: FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021, p. 333 – 343.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007a.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 8. ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo . A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. Entrevista Paulo Freire. In: Presença Pedagógica, São Paulo, jan. – fev. 1995. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/bitstream/handle/7891/1183/FPF_OPF_07_068.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em 24 jul. 2022.
FREIRE, Paulo . Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Poema Recife Sempre. 1969. Disponível em: https://www.xapuri.info/recife-sempre-um-poema-de-paulo-freire/. Acesso em 12 ago. 2022.
KEIM, Ernesto Jacob. Ética e bem viver na educação e ensino de filosofia. Texto postado no Mundo Filosófico – site vinculado ao Departamento de Educação da UENP Jacarezinho – PR, jan. 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2017
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende. Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.
MENDONÇA, Nelino Azevedo de. Pedagogia da humanização: a pedagogia humanista de Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2008.
MORAES, Maria Candida.Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MORAES, Maria Candida; TORRES, Saturnino de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
SANTIAGO, Maria Eliete. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: BATISTA NETO, J.; SANTIAGO, M. E. (orgs.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2006, p. 73-87.
VERGNAUD, Gérard. La théorie dês camps conceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: Editions La Pensée Sauvage, Cedex, 1991.
VIEZZER, Moema. Da educação popular à educação popular ambiental. In: Revista Latinoamericana Y Caribeña de Educación Y Política, n. 47, p. 60 – 68, dez. 2020.

Downloads

Publicado

07.09.2022

Como Citar

Monica Lopes Folena Araújo. (2022). Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18102

Edição

Seção

Paulo Freire e Educação Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.