Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo

Autores

  • Luna Tapajós Santos Moreira PUC RIO
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19650

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O trabalho referencia-se na Análise Crítica do Discurso, considerando de modo complementar, o conceito de Estado em Gramsci para analisar o documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo publicado pela Secretaria Municipal de São Paulo no ano de 2020. Observa-se que tal documento aproxima-se de uma concepção hegemônica de desenvolvimento sustentável na medida em que privilegia uma dimensão instrumental de educação pautada na criação de habilidades e competências voltadas para a promoção de um padrão de comportamento dito sustentável. Ademais, o documento introduz um discurso pautado por soluções individuais no que diz respeito à crise ambiental, dissociando as relações sociais de produção da esfera individual, para onde são transferidas as responsabilidades pelas mudanças apontadas como necessárias.  Apesar de apresentar questões relevantes a serem debatidas pelas redes de ensino, argumentamos no presente artigo sobre as contradições que permeiam a abordagem da educação para o desenvolvimento sustentável em relação a tais temáticas.

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Biografia do Autor

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, UFRJ

Professor Titular da FE/UFRJ; Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade - LIEAS/UFRJ.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

Tapajós Santos Moreira, L., & Bernardo Loureiro, C. F. (2023). Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo . Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19650

Edição

Seção

Fluxo contínuo

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