Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19724

Palavras-chave:

Crítica, Enrique Leff, Paulo Freire

Resumo

O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.

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Biografia do Autor

Manuela Macedo Leal, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

É Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Advogada Licenciada OAB/BA nº 61663. Assessora Jurídica do Ministério Público do Estado da Bahia - MPBA

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Publicado

11.03.2024

Como Citar

Macedo Leal, M., & de Almeida, R. (2024). Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–32. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19724

Edição

Seção

Fluxo contínuo

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