Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19724Palavras-chave:
Crítica, Enrique Leff, Paulo FreireResumo
O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.
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