Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19650Mots-clés :
Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Résumé
O trabalho referencia-se na Análise Crítica do Discurso, considerando de modo complementar, o conceito de Estado em Gramsci para analisar o documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo publicado pela Secretaria Municipal de São Paulo no ano de 2020. Observa-se que tal documento aproxima-se de uma concepção hegemônica de desenvolvimento sustentável na medida em que privilegia uma dimensão instrumental de educação pautada na criação de habilidades e competências voltadas para a promoção de um padrão de comportamento dito sustentável. Ademais, o documento introduz um discurso pautado por soluções individuais no que diz respeito à crise ambiental, dissociando as relações sociais de produção da esfera individual, para onde são transferidas as responsabilidades pelas mudanças apontadas como necessárias. Apesar de apresentar questões relevantes a serem debatidas pelas redes de ensino, argumentamos no presente artigo sobre as contradições que permeiam a abordagem da educação para o desenvolvimento sustentável em relação a tais temáticas.
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