Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo

Auteurs

  • LUNA PUC RIO
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro UFRJ

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19650

Mots-clés :

Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Résumé

O trabalho referencia-se na Análise Crítica do Discurso, considerando de modo complementar, o conceito de Estado em Gramsci para analisar o documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo publicado pela Secretaria Municipal de São Paulo no ano de 2020. Observa-se que tal documento aproxima-se de uma concepção hegemônica de desenvolvimento sustentável na medida em que privilegia uma dimensão instrumental de educação pautada na criação de habilidades e competências voltadas para a promoção de um padrão de comportamento dito sustentável. Ademais, o documento introduz um discurso pautado por soluções individuais no que diz respeito à crise ambiental, dissociando as relações sociais de produção da esfera individual, para onde são transferidas as responsabilidades pelas mudanças apontadas como necessárias.  Apesar de apresentar questões relevantes a serem debatidas pelas redes de ensino, argumentamos no presente artigo sobre as contradições que permeiam a abordagem da educação para o desenvolvimento sustentável em relação a tais temáticas.

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Biographie de l'auteur

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, UFRJ

Professeur ordinaire à la FE/UFRJ ; Coordinateur du Laboratoire de Recherche en Éducation, Environnement et Société - LIEAS/UFRJ.

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Publiée

2023-10-27

Comment citer

LUNA, & Bernardo Loureiro, C. F. (2023). Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo . Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19650

Numéro

Rubrique

Fluxo contínuo