Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18108

Palabras clave:

Pesquisa, Ensino, Educação Problematizadora

Resumen

O texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação  Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências  que  possui como  área de concentração, a  Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas,  quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa  de análise,  o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados  no banco de dissertações e teses do  programa. Os resultados revelam um considerável   número de trabalhos que  utilizam Freire como aporte para a formação de professores,  abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático.  Os principais conceitos de Freire  abordados  são: conscientização, Círculo de  Cultura,  Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é  o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento.

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Biografía del autor/a

Angela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bióloga, Doutora em Genética pela Universidade Estadual Paulista, Professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS.

Suzete Rozana de Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bióloga, Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS, exercendo, atualmente, a sua Coordenação.

Icléia Albuquerque de Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Geógrafa, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Professora Sênior do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS.

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Publicado

2022-09-07

Cómo citar

Angela Maria Zanon, Suzete Rozana de Castro Wiziack, & Icléia Albuquerque de Vargas. (2022). Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18108

Número

Sección

Paulo Freire e Educação Ambiental

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