Entre a inclusão e a exclusão: reflexões de professores sobre educandos com autismo em escola pública

Autores

  • Yago Melo de Lima Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
  • Rejane de Assis Oliveira Monteiro Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14098

Palavras-chave:

Escolarização, Formação continuada, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo versa sobre as reflexões de quatro professores do ensino comum e de uma professora da educação especial, de uma escola pública, em contexto de inclusão escolar. Analisa as reflexões em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente regular de ensino. A problemática a ser desvendada é a seguinte: como se dá a aceitação e o acolhimento de alunos com TEA no espaço escolar? Configura-se em um recorte de uma pesquisa qualitativa e de campo, com base em Teixeira (2010) e em Oliveira (2012), desenvolvida em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Belém-PA, em 2017. O aporte teórico da investigação foi ancorado em Orrú (2012, 2016) e Mantoan (2013, 2015), que estudam e pesquisam sobre autismo e inclusão escolar. As reflexões dos cinco professores revelam que ainda há resistência em relação à aceitação e ao acolhimento de educandos com autismo no contexto escolar, porque alguns fatores interferem no cotidiano da sala de aula e da escola, o que gera necessidade de esse espaço refletir e rever a sua proposta pedagógica. Entretanto, a pesquisa também revela situações educacionais que possibilitam a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Yago Melo de Lima, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Realiza Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) e do grupo de pesquisa Infância, Cultura e Educação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3735-7324

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Realizou Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGED), da UEPA. Atualmente, é vice-coordenadora do PPGED. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância, Cultura e Educação vinculado à Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da UEPA e Representante UEPA no Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8097-0562

Rejane de Assis Oliveira Monteiro, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Realizou Doutorado em Gestão na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal. É professora vinculada ao Departamento de Educação Especializada (DEES), da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9105-8774

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

Lima, Y. M. de ., Santos, T. R. L. dos, & Monteiro, R. de A. O. (2021). Entre a inclusão e a exclusão: reflexões de professores sobre educandos com autismo em escola pública. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e14098. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14098

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