Análise de processo participativo em um Programa de Educação Ambiental sob a ótica da Complexidade e da Aprendizagem Social
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20872Palavras-chave:
Aprendizagem social; complexidade; educação ambiental; unidade de conservação.Resumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar a elaboração do Programa de Educação Ambiental das APAs Corumbataí-Piracicaba (PEA-APAs) sob o referencial teórico da Aprendizagem Social (AS) e da complexidade. Acompanhamos as reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação, caracterizando uma pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de gravações de reuniões, atas e documentos oficiais. Analisamos os dados utilizando o software NVivo com base na complexidade e nas dimensões da AS: ação, reflexão, comunicação, negociação e participação, a fim de traçar relações entre os dois referenciais teóricos. Os resultados mostraram que o processo de elaboração do PEA-APAs foi colaborativo e dialogado, mostrando grandes redes complexas de conhecimentos e ações, contemplando também as dimensões da AS. Concluímos que a AS e a complexidade são complementares e de suma importância para embasar processos colaborativos de gestão em unidades de conservação.
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