Programa de Residência Pedagógica e Educação Ambiental:
caminhos convergentes na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22369Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Práticas pedagógicasResumo
O atual cenário mundial tem sido marcado pela retroalimentação da degradação ambiental, a vista disto, refletir sobre a Educação Ambiental (EA) no processo de formação dos docentes, significa fortalecer o campo da EA, assim como contribuir na formação de cidadãos críticos e conscientes. Neste ínterim, em 2018, surge o Programa de Residência Pedagógica (PRP) com a premissa de aperfeiçoar a formação inicial docente a partir da imersão do licenciando nas escolas de educação básica. Desde então, três edições do PRP foram desenvolvidas, entre 2018 a 2024, em todo o Brasil. Diante disto, esta pesquisa visa mapear e analisar as publicações que abordam a EA no PRP, em quatro bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, The Lens, Periódicos Capes e Scielo, no interstício de 2018 a 2024. Ao todo foram identificadas 16 publicações distintas, incluindo artigos de revistas científicas, artigos de anais de eventos, dissertações e capítulos de livros. Esses estudos discorrem principalmente sobre relatos de experiências de práticas pedagógicas de EA realizadas por residentes em escolas de educação básica, com diversas abordagens metodológicas. Constatou-se que essas abordagens contribuem para a inserção da EA e para a assimilação de conteúdos curriculares em relação a questões cotidianas. Contudo, observa-se a necessidade de as publicações definirem com clareza a vertente da EA abordada, considerando a diversidade de concepções existentes, para que se possa identificar qual EA está presente nas escolas, nas práticas pedagógicas e na formação docente.
Downloads
Referências
AUGUSTO, Stella Letícia Santos; ROSA, Marllon Moreti de Souza; FESTOZO, Marina Battistetti. Formação de educadores(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as). REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 212–229, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14729
CAPRONI, Camila Carvalho; CAETANO, Evellyn de Assis; REBELO, Karina Cenciani; OLIVEIRA , Fabiana Lucio de. Aula prática sobre compostagem no ensino remoto emergencial: um relato de experiência. Diversitas Journal, [s. l.], v. 7, n. 4, p. 3078-3086, 2022. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2160. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2160
CARVALHO, Evelyn Leal de; ALMEIDA, Lucas Domingues de; FERREIRA, Letícia Da Costa; VAZ, Ygor Ramos; GUIMARÃES, Taís Cristina De Lima. Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental. Revista Debates em Ensino de Química, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 280–292, 2023. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5208. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208
COSTA, Gabrielle Araújo; SILVA, Silvana do Nascimento. Tensionamentos e perspectivas da Residência Pedagógica Interdisciplinar em Biologia e Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Jequié. In: Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 9., 2022, Maceió. Anais eletrônicos [...] Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91109. Acesso em: 20 maio 2024.
HERBST, Marcelo; SILVA, Laurine Cristina Paulo da; LOPES, Diógenes Chaves; SANTOS, André Marques dos; RIGER, Cristiano Jorge. Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ. Revista Debates em Ensino de Química, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 264–279, 2023. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5084. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084
INACIO, Bruno Santos; SANTOS, Danilo da Silva dos; SILVA, Enéias Murilo Cerqueira da; CALAZANS, Marcos Vinícius Fernandes; NOVAIS, Jaílson Santos de. Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 2, n. 5, p. 364-383, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32531. Acesso em: 20 maio 2024.
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento – IBID 2024. 1ª ed. Rio de Janeiro: INPI, Assessoria de Assuntos Econômicos. 2024.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44220003500
LOPES, Theóffillo da Silva; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental Crítica:(re) pensar a formação inicial de professores/as. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 38-58, 2021.
MARQUES, Rodrigo Müller. Ousar para não perecer: educomunicação socioambiental e a ecosofia na formação com professores. 2019. 258 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade da Vale do Taquari, Lajeado, 2019.
MEDEIROS, Thayná Kelly Formiga de; SILVA, Alana Moreira da; RAMALHO, Daniel Fernandes; RAMALHO, Maria Auxiliadora da Silva; FERREIRA, Maria Andréa Amorim; BRITO JÚNIOR, Luciano de; ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de. O despertar do conhecimento ecológico: uma proposta pedagógica para o ensino de ecologia e Educação Ambiental. In: RODRIGUES, Márcia Candeia; CEBALLOS, Viviane Gomes de (org). Programa residência pedagógica: experiências e desafios da formação docente. V. 1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, p. 287-300. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.493.287-300
NASCIMENTO, Anderson Sales; SILVA, Gilberlandio Nunes da; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Ação educacional sustentável com abordagem steam na educação básica. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [s. l.], v. 16, n. 10, p. 21697–21718, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2588. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-179
OLIVEIRA, Rita Denize de; SILVA, José Augusto Lopes da; GONÇALVES, Amanda Cristina Oliveira. Bases teóricas para a compreensão do trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia e Educação Ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [s. l.], v. 16, n. 4, p. 62-75, 2020. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2441. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.17271/1980082716420202441
ROSA, Ana Paula Marques da; GOI, Mara Elisângela Jappe. Residência Pedagógica: A inserção da Educação Ambiental articulada com questões do cotidiano no ensino de Química. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23036, 2023. Disponível em:http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762
ROSA, Ana Paula; GOI, Mara Elisângela Jappe. A utilização de textos de divulgação científica no ensino de Química. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e123963480-e123963480, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3480. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3480
SABEDRA, Allison Pintos; HERGESSEL, Andrei; FIALHO, Carolina Xavier; CIPRIANO, Danielly; MAIDANA, Luan Machado. Caminhos para explorar a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. REVES - Revista Relações Sociais, [s. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/13541. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13541-01-11e
SILVA, Camila Machado Ribeiro da; SANTOS, Gizela Aristides dos; CARVALHO, Vânia de; ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; MAURÍCIO, Wanderléa Pereira Damásio. Residência pedagógica: um diálogo entre a base nacional comum curricular e a educação ambiental. Revista GepesVida, v. 5, n. 10, p. 86-99, 2019. Disponível em: https://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336. Acesso em: 20 maio 2024.
SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598. Acesso em: 20 maio 2024.
SILVA, Nathalya Marillya de Andrade. O conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da residência pedagógica. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sergipana de Educação Ambiental

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).