Programa de Residência Pedagógica e Educação Ambiental:

caminhos convergentes na Formação Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22369

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Práticas pedagógicas

Resumo

O atual cenário mundial tem sido marcado pela retroalimentação da degradação ambiental, a vista disto, refletir sobre a Educação Ambiental (EA) no processo de formação dos docentes, significa fortalecer o campo da EA, assim como contribuir na formação de cidadãos críticos e conscientes. Neste ínterim, em 2018, surge o Programa de Residência Pedagógica (PRP) com a premissa de aperfeiçoar a formação inicial docente a partir da imersão do licenciando nas escolas de educação básica. Desde então, três edições do PRP foram desenvolvidas, entre 2018 a 2024, em todo o Brasil. Diante disto, esta pesquisa visa mapear e analisar as publicações que abordam a EA no PRP, em quatro bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, The Lens, Periódicos Capes e Scielo, no interstício de 2018 a 2024. Ao todo foram identificadas 16 publicações distintas, incluindo artigos de revistas científicas, artigos de anais de eventos, dissertações e capítulos de livros. Esses estudos discorrem principalmente sobre relatos de experiências de práticas pedagógicas de EA realizadas por residentes em escolas de educação básica, com diversas abordagens metodológicas. Constatou-se que essas abordagens contribuem para a inserção da EA e para a assimilação de conteúdos curriculares em relação a questões cotidianas. Contudo, observa-se a necessidade de as publicações definirem com clareza a vertente da EA abordada, considerando a diversidade de concepções existentes, para que se possa identificar qual EA está presente nas escolas, nas práticas pedagógicas e na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia de Cássia Marcolan, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS); Mestra em Educação (PPGED/UFS);  Licenciada em Ciências Biológicas (UFS)

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (PPGED/UFS). Mestra em Educação (PPGEduc/UFRRJ). Licenciada em Ciências Biológicas (UFS). Professora adjunta do Departamento de Biologia e pesquisadora permanente do PPGED (UFS)

Marynara Costa Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação(PPGED/UFS). Mestra em Educação(PPGED/UFS). Licenciada em Ciências Biológicas (UFS).

Referências

AUGUSTO, Stella Letícia Santos; ROSA, Marllon Moreti de Souza; FESTOZO, Marina Battistetti. Formação de educadores(as) ambientais em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: reflexões a partir do olhar dos(as) licenciandos(as). REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 212–229, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14729. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14729

CAPRONI, Camila Carvalho; CAETANO, Evellyn de Assis; REBELO, Karina Cenciani; OLIVEIRA , Fabiana Lucio de. Aula prática sobre compostagem no ensino remoto emergencial: um relato de experiência. Diversitas Journal, [s. l.], v. 7, n. 4, p. 3078-3086, 2022. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2160. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2160

CARVALHO, Evelyn Leal de; ALMEIDA, Lucas Domingues de; FERREIRA, Letícia Da Costa; VAZ, Ygor Ramos; GUIMARÃES, Taís Cristina De Lima. Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental. Revista Debates em Ensino de Química, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 280–292, 2023. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5208. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5208

COSTA, Gabrielle Araújo; SILVA, Silvana do Nascimento. Tensionamentos e perspectivas da Residência Pedagógica Interdisciplinar em Biologia e Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Jequié. In: Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 9., 2022, Maceió. Anais eletrônicos [...] Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91109. Acesso em: 20 maio 2024.

HERBST, Marcelo; SILVA, Laurine Cristina Paulo da; LOPES, Diógenes Chaves; SANTOS, André Marques dos; RIGER, Cristiano Jorge. Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ. Revista Debates em Ensino de Química, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 264–279, 2023. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5084. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5084

INACIO, Bruno Santos; SANTOS, Danilo da Silva dos; SILVA, Enéias Murilo Cerqueira da; CALAZANS, Marcos Vinícius Fernandes; NOVAIS, Jaílson Santos de. Residentes em transformação nas ciências da natureza: experiências pedagógicas no extremo sul da Bahia. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 2, n. 5, p. 364-383, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32531. Acesso em: 20 maio 2024.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento – IBID 2024. 1ª ed. Rio de Janeiro: INPI, Assessoria de Assuntos Econômicos. 2024.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44220003500

LOPES, Theóffillo da Silva; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental Crítica:(re) pensar a formação inicial de professores/as. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 38-58, 2021.

MARQUES, Rodrigo Müller. Ousar para não perecer: educomunicação socioambiental e a ecosofia na formação com professores. 2019. 258 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade da Vale do Taquari, Lajeado, 2019.

MEDEIROS, Thayná Kelly Formiga de; SILVA, Alana Moreira da; RAMALHO, Daniel Fernandes; RAMALHO, Maria Auxiliadora da Silva; FERREIRA, Maria Andréa Amorim; BRITO JÚNIOR, Luciano de; ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de. O despertar do conhecimento ecológico: uma proposta pedagógica para o ensino de ecologia e Educação Ambiental. In: RODRIGUES, Márcia Candeia; CEBALLOS, Viviane Gomes de (org). Programa residência pedagógica: experiências e desafios da formação docente. V. 1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, p. 287-300. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.493.287-300

NASCIMENTO, Anderson Sales; SILVA, Gilberlandio Nunes da; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira. Ação educacional sustentável com abordagem steam na educação básica. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [s. l.], v. 16, n. 10, p. 21697–21718, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2588. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-179

OLIVEIRA, Rita Denize de; SILVA, José Augusto Lopes da; GONÇALVES, Amanda Cristina Oliveira. Bases teóricas para a compreensão do trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia e Educação Ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [s. l.], v. 16, n. 4, p. 62-75, 2020. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2441. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.17271/1980082716420202441

ROSA, Ana Paula Marques da; GOI, Mara Elisângela Jappe. Residência Pedagógica: A inserção da Educação Ambiental articulada com questões do cotidiano no ensino de Química. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23036, 2023. Disponível em:http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762

ROSA, Ana Paula; GOI, Mara Elisângela Jappe. A utilização de textos de divulgação científica no ensino de Química. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e123963480-e123963480, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3480. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3480

SABEDRA, Allison Pintos; HERGESSEL, Andrei; FIALHO, Carolina Xavier; CIPRIANO, Danielly; MAIDANA, Luan Machado. Caminhos para explorar a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. REVES - Revista Relações Sociais, [s. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/13541. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13541-01-11e

SILVA, Camila Machado Ribeiro da; SANTOS, Gizela Aristides dos; CARVALHO, Vânia de; ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; MAURÍCIO, Wanderléa Pereira Damásio. Residência pedagógica: um diálogo entre a base nacional comum curricular e a educação ambiental. Revista GepesVida, v. 5, n. 10, p. 86-99, 2019. Disponível em: https://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/336. Acesso em: 20 maio 2024.

SILVA, Klever Corrente; OLIVEIRA, Aurélia Sene. Educação ambiental: uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental. Revista Com Censo, v. 6, n. 1, p. 86-91, 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/598. Acesso em: 20 maio 2024.

SILVA, Nathalya Marillya de Andrade. O conceito de natureza a partir das representações sociais dos participantes da residência pedagógica. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

Downloads

Publicado

17.05.2025

Como Citar

de Cássia Marcolan, C., Nepomuceno, A. L. de O., & Santos, M. C. (2025). Programa de Residência Pedagógica e Educação Ambiental: : caminhos convergentes na Formação Docente . Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22369

Edição

Seção

Fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.